Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural

entrevistas

Entrevista | Jefferson Feitoza de Carvalho

Aracajú 31/07/2015

Com foco no fortalecimento da Agroecologia, da produção e da comercialização a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), se articula para prestar melhores serviços aos agricultores familiares.

Para nos contar um pouco mais sobre a Emdagro e as atividades da Empresa, convidamos o presidente Jefferson Feitoza de Carvalho para um bate papo. Natural de Serra Talhada (PE), ele escolheu Sergipe para morar e trabalhar.

Engenheiro Agrônomo, com especialização em Manejo de Água e Solo em Microbacias Hidrográficas, Carvalho tem 25 anos de serviço no órgão de extensão rural do estado, onde também atuou como extensionista local, chefe regional, coordenador estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, coordenador de Fomento e assessor de Irrigação e Piscicultura e também atuou dois anos na Embrapa, como pesquisador.

Na presidência da Emdagro desde Janeiro de 2007, Carvalho fala sobre as expectativas do novo Plano Safra da Agricultura Familiar em Sergipe, as áreas de atuação da Empresa, as políticas locais e a parceria com a União para colocar em ação as políticas nacionais em Sergipe e fortalecer a Agricultura Familiar. Confira:

Qual a expectativa em relação ao atual Plano Safra da Agricultura Familiar?

A primeira expectativa é na produção de alimentos mais saudáveis, garantindo segurança alimentar e nutricional para a população brasileira, através de um modelo de produção cada vez mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Esperamos que o Plano Safra da Agricultura Familiar traga mais empregos para o campo, contribua para a agregação de valor à produção, melhor distribuição de renda e mais proteção para quem produz alimentos saudáveis.

Com as novas regras sanitárias que diminuem barreiras para agroindústrias familiares comercializarem seus produtos, acreditamos que se abrirão novos mercados para as agroindústrias familiares de pequeno porte e de processamento artesanal de alimentos, inserindo esses produtos no mercado institucional.

O apoio às cooperativas e associações rurais irá contribuir para o fortalecimento das organizações econômicas da agricultura familiar.

Almejamos serviços de assistência técnica e extensão rural de qualidade que apoiam a regularização ambiental e promovam a produção agroecológica. Aspiramos melhorar a qualidade de vida das famílias que moram no campo, ampliando as oportunidades para os jovens e mulheres rurais.

Como a Emdagro vai atuar para ajudar o agricultor familiar a se beneficiar com o Plano Safra?

Através da assistência técnica a 30 mil agricultores familiares para a implantação e condução das culturas, com foco na produção sustentável de base agroecológica e para a convivência com o semiárido, divulgando e apoiando a execução das políticas públicas de Crédito do Pronaf, Garantia Safra, Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), na emissão de DAP, e na elaboração de planos de custeio, como forma de fortalecer e agilizar a inserção das famílias agriculturas nos processos de geração de produção e renda, articuladas às demais metas de desenvolvimento.

Quais os programas executados pela Emdagro para fortalecer a produção rural familiar?

Distribuição de sementes certificadas, assistência ao programa de mecanização rural pela realização de serviços mecanizados de preparo de solo, executando o Plano Brasil sem Miséria, Garantia Safra, Regularização Fundiária e Programas de Defesa Sanitária Animal e Vegetal.

Como as políticas estaduais para a Agricultura Familiar em Sergipe se relacionam com as políticas nacionais?

Elas são complementares, reforçando as políticas públicas do Governo Federal, a exemplo do Programa de Mecanização Rural que fortalece a produção da agricultura familiar.

Qual o principal foco de atuação da Emdagro atualmente? 

Fortalecimento da agricultura familiar, que representa 89% dos agricultores rurais do Estado de Sergipe, principalmente nas culturas de milho, feijão, mandioca, laranja, coco seco e pecuária de leite, com foco na produção e comercialização

Quais as áreas de atuação da Emdagro?

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe atua nas áreas de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária, Defesa Animal e Vegetal e Ações Fundiárias.

Como se dá a participação da Emdagro nos territórios da Cidadania?

A Emdagro tem representação em todos os colegiados dos Territórios da Cidadania reconhecidos pelo MDA, participando das discussões e levando sugestões no sentido de contribuir para o desenvolvimento territorial sustentável, construção e fortalecimento das políticas públicas e das organizações dos produtores. Além da assistência técnica prestada às famílias da agricultura familiar.

Qual a abrangência de assistência da Emdagro no estado de Sergipe?

A Emdagro atua em todos os 75 municípios do estado, por meio de quatro unidades regionais e 34 escritórios locais, prestando assistência direta anualmente para cerca de 30 mil agricultores familiares.

« voltar