Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural

Rede de notícias

  • 12
  • MAI
  • 2017

Lançamento de Projeto Piloto marca início da operacionalização da Anater

Projeto vai atender agricultores familiares dos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo, além do Distrito Federal

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) lançou oficialmente, nesta sexta-feira (12), o Projeto Piloto, dando início efetivo à operacionalização de suas ações. O lançamento reuniu representantes das Emateres dos estados que irão participar do projeto na sede da Anater, em Brasília/DF, para planejamento das ações que serão executadas junto aos agricultores familiares, nas cinco regiões do País. O Projeto vai atender 10 mil famílias e formar 1200 extensionistas rurais dos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo, além do Distrito Federal.

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, destaca que o Projeto Piloto será a experimentação dos processos que foram desenvolvidos pela Anater. “Estamos em um evento marco. O que estamos discutindo aqui vai se tornar uma referência para tudo o que a Anater vai fazer daqui para frente. Nossa expectativa é que o projeto se traduza em melhoria dos aportes de recursos para a assistência técnica e extensão rural, resultando na prestação de serviços com maior abrangência e mais qualidade”, explica o presidente.

Durante a reunião, os representantes das Emateres esclareceram as dúvidas em relação ao instrumento específico que vai regular as ações previstas no projeto e os critérios para elaboração do plano de trabalho. Também foi apresentado o sistema de gestão de Ater, desenvolvido pela Anater, que vai possibilitar o acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações.

Para o presidente da Emater do Distrito Federal e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Argileu Martins, o lançamento do Projeto Piloto representa um marco importante para o setor. “Estamos conciliando as demandas, as necessidades do ponto de vista técnico e administrativo das Emateres, com aquilo que a Anater tem construído e tem a ofertar. Desse processo vai resultar, com certeza, uma parceria muito inteligente para ajustarmos ou convergirmos aquilo que os Estados têm com aquilo que o governo federal tem, por meio da Anater. Por isso hoje é um dia muito importante para todos nós”, avalia.

O presidente da Emater Paraná, Rubens Ernesto Niederheitmann, diz que o lançamento do Projeto é aguardado com muita expectativa. “Nós cremos que a Anater vai nos ajudar a fortalecer muito o serviço de extensão rural. O Paraná vem se adequando ao longo do tempo, com sua lei estadual de Ater, treinando suas equipes, aguardando as orientações da Anater. E agora com a definição do Pacto e o regulamento de credenciamento das entidades, só resta definir as metas a serem atingidas. Estamos formando as equipes que vão gerenciar esse projeto e a preparação dos principais executores das ações. Dessa reunião de hoje poderemos sair com um plano bem definido. O Estado do Paraná, e acredito que os demais também, está ancioso para colocar esse trabalho em prática. Por isso a reunião é de suma importância para começarmos a operacionalizar esse trabalho de articulação que a Anater está coordenando no Brasil inteiro”, conclui.
O presidente da Emater do Pará, Paulo Pedroso, está otimista com relação aos resultados da reunião. “O que vamos ter com tudo o que estamos discutindo aqui é o fortalecimento das estruturas das entidades estaduais de Ater, que poderão fazer chegar um serviço de mais qualidade para os produtores rurais de todo o país. Com isso, tenho certeza que vamos mudar a situação socioeconômica dessas pessoas. A reunião está muito produtiva e sei que vamos sair daqui com uma ferramenta muito bem formatada para alavancar a assistência técnica e a extensão rural”, assinala.
Ascom/Anater e Ascom/Asbraer
 
Compartilhar:
topo ◄Voltar 0 Pessoa(s) Comentaram:

Os campos abaixo apresentam erro:

    Seu comentário foi enviado com sucesso! Aguarde a moderação publicá-lo.