Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Inicia mais um curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural em Erechim (RS)


"Descomplicando a vida financeira" reflexão para o planejamento, organização, gerenciamento e gestão, é um dos temas do curso


03/04/2024 | Assessoria de Comunicação - Emater/RS


Foto: Emater-RS

A 4ª edição do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, promovido pela Emater/RS-Ascar no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), iniciou nesta terça-feira (03/04) e prossegue na quarta-feira (04/03) com a realização do I módulo. Participam 17 jovens dos municípios de Erechim, Barão de Cotegipe, Três Arroios, Campinas do Sul, Benjamim Constant do Sul, Paulo Bento, São Valentim e Cruzaltense.

Os jovens, acompanhados dos seus pais e dos extensionistas rurais e sociais dos respectivos municípios, assistiram a palestra com o assessor do Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Sul Minas/Estação, João Paulo Gardelin, que teve como foco o tema "Descomplicando a vida financeira" com reflexão para o planejamento, organização, gerenciamento e gestão, fatores que propiciam segurança financeira. "É importante ter foco na atividade", destacou Gardelim, ao citar vários fatores que podem contribuir na projeção econômica para ter eficiência nas finanças.

A programação seguiu com orientação e dinâmicas com a coordenadora regional do curso, extensionista Nádia da Rosa, e com as extensionistas Marilei Battisti e Sandra Leichtweis. A capacitação será ministrada em seis módulos até outubro por um grupo de extensionistas rurais e sociais, tendo como objetivo contribuir para a construção de possibilidades de permanência dos jovens no meio rural, como protagonistas e empreendedores do processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, reforçando perspectivas de sucessão rural. Neste sentido, serão trabalhados os eixos temáticos: relações interpessoais, geracionais e familiares, sensibilização a gestão da propriedade rural e meio ambiente. A intenção é propiciar que jovens permaneçam nas propriedades com renda e qualidade de vida, sendo este um dos compromissos da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

A Solenidade de abertura contou com a presença de lideranças da região, como o secretário municipal da Agricultura de Erechim, Tobias Biazi, o presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), Josiel Griseli, a gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Fernanda Tacca Angonese, a vice-prefeita de Barão de Cotegipe, Eliane Follador, o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar Parmeggiani, presidente da Cresol, Mauri Picolli, gerente de Agronegócios do Banrisul, Douglas Rorig, a professora da Colégio Agrícola Ângelo Emilio Grando, Elizangela Maria Varotto, representando a direção da escola, a coordenadora do Cetre, Rosani Baldissera, entre outras lideranças.

Fernanda agradeceu aos jovens e seus pais, as lideranças e extensionistas, assim como às parcerias. "Os cursos são mais uma alternativa que busca ações voltadas aos jovens, integrando as ações que são executadas pela Emater, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Rural", destaca. As demais lideranças cumprimentaram os jovens, os pais e a Emater/RS-Ascar, destacando a importância das parcerias e do curso para os jovens.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim
Jornalista Terezinha Mariza Vilk
tvilk@emater.tche.br
(54) 3321-5599 / (54) 99976-8867
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br


DESTAQUES

Comitê de Mulheres do Condraf discute Edital de Apoio a Grupos Produtivos e articulação nacional

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br