Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Bioeconomia na Agrotins, capacitações e treinamentos movimentam agricultores do Tocantins


Treinamentos reuniram mais de 150 participantes entre agricultores e técnicos


21/05/2024 | Assessoria de Comunicação - Ruraltins/TO


Foto: Divulgação Ruraltins-TO

A Agrotins, maior feira da região norte do Brasil, movimentou nesta sexta-feira, 17, agricultores de diversas regiões do Estado para receber capacitações e treinamentos sobre avicultura e compras governamentais. Os treinamentos ocorreram no auditório II do pavilhão da agricultura familiar, reunindo mais de 150 participantes entre agricultores e técnicos.

 

Seminário sobre Compras Governamentais

Com o tema "Compras Governamentais", o seminário abordou os avanços do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Compra Direta. Em uma mesa redonda, foram discutidas estratégias conjuntas para a ampliação do Programa.

 

Odair José Araújo, gerente de aquisição de alimentos, explicou a importância de trazer o seminário durante a Agrotins. “Nós discutimos a execução do Programa de Aquisição de Alimentos dentro do Estado do Tocantins. Desde sua criação em 2005 até hoje, já aplicamos 111 milhões de reais na agricultura familiar através do Ruraltins, beneficiando 28.500 agricultores e um público alvo de 1.300.000 pessoas. Com a Conab, MDA, e as prefeituras, trouxemos essa discussão para aperfeiçoar os recursos do Ruraltins e garantir que cheguem diretamente aos agricultores familiares. Tivemos uma mesa redonda onde os agricultores puderam tirar suas dúvidas e aprender mais sobre o programa”, pontuou Odair.

 

Seminário de Avicultura

O auditório esteve lotado com produtores e técnicos, que receberam treinamento sobre criação de aves. O médico veterinário do Ruraltins, Hélio Sousa, destacou a importância do seminário para os participantes. “Estamos buscando fazer uma agenda diversificada, contemplando a avicultura de corte e de postura. Hoje trabalhamos sistemas de produção desde a criação até o abate das aves. Nossa intenção é oferecer ao avicultor familiar a oportunidade de tirar suas dúvidas e levar essas tecnologias para suas atividades”, declarou Hélio.

 

Magna Francisquete, representante da Globo Aves em Marabá, explicou as vantagens da genética. “A qualidade da genética é importante para o desenvolvimento do pintinho e para a rastreabilidade do produto final, que é o frango que vai para a mesa do consumidor. Toda essa qualidade é registrada desde a matriz, que bota o ovo, até a entrega ao produtor”, finalizou Magna.

 

Próximos dias na Agrotins

A Agrotins continuará sendo calorosa neste sábado, e você que participou, ou não, ainda tem tempo para acompanhar as novas tecnologias apresentadas durante a feira. Não perca a chance de atualizar seus conhecimentos e aprimorar suas práticas agrícolas!

 

 


DESTAQUES

Curso do IZ ensina a técnica de PCR quantitativa

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br