Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Casal de agricultores de Bandeirantes conquista Selo Sim com apoio da AGRAER-MS


Selo SIM atesta a qualidade sanitária dos produtos ao mesmo tempo que incentiva os produtores a saírem da clandestinidade


21/05/2024 | Assessoria de Comunicação - Agraer/MS


Foto: Divulgação Agraer-MS

Com o apoio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), o casal de agricultores familiares, Laudir e Gilberto Prado, do município de Bandeirantes, alcançou uma importante vitória para a sua agroindústria de doce de leite. É que a partir deste mês de maio a produção da chácara do casal passa a contar o Selo de Inspeção Municipal (SIM), emitido pelo Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari), que permite a comercialização de produtos de origem animal em 15 cidades da região norte do Mato Grosso do Sul.

 

 

Com a certificação em mãos, o produtor Gilberto explica que a conquista é fruto do trabalho coletivo de várias entidades que o auxiliaram nesse processo e ainda lembrou da importância dos serviços de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) oferecidos pela Agraer.

 

“A assistência contínua da Agraer foi primordial para o selo SIM, o Alfeu, técnico da Agência, esteve sempre conosco, tirando nossas dúvidas, nos acompanhando junto ao Cointa”, recorda o agricultor familiar que, agora, já estima os benefícios que o selo pode trazer para sua produção. “Em período da safra do leite, a renda chega a 8, 10 mil reais. Agora que podemos vender nossos produtos em mais cidades, a gente acredita que pode aumentar a renda de 20 a 40 por cento”.

 

 

Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora estão entre os municípios que compõe o Cointa.

 

“O selo de inspeção municipal autoriza o produtor a vender produtos de origem animal devidamente inspecionados. Então, como a gente está consorciado no Cointa, ele torna o produtor apto para comercializar em 15 municípios diferentes, por ser uma inspeção consorciada”, afirma Elias Borges, médico veterinário de fomento agroindustrial do Cointa.

 

 

“Essa realização não apenas fortalece a agricultura familiar na região, mas também exemplifica a importância da colaboração entre instituições públicas e produtores locais para promover o desenvolvimento sustentável e econômico das comunidades rurais. O governador Eduardo Riedel tem nos orientado a não deixar ninguém para trás, por isso tem dado apoio para que possamos formatar os programas de agricultura familiar via Semadesc, Seaf e Agraer”, pontua o secretário-executivo da Seaf, Humberto de Mello.

 

A cerimônia de entrega do selo contou com a presença de diversas autoridades e profissionais do setor, incluindo Denise Miranda, servidora do Setor de Agroindústria e Compras Públicas da Agraer Central; Lídia Novaes, veterinária do Senar; Jaqueline Barbosa, coordenadora do SIM-Cointa; Humberto Melo, secretário-executivo da Seaf; e o prefeito de Bandeirantes, Gustavo Sprotte.

 

Texto e fotos: Aline Lira, Agraer


DESTAQUES

Curso do IZ ensina a técnica de PCR quantitativa

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br