Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Curso prepara agroindústrias de queijo para regularização no norte e no noroeste do ES


Incaper e parceiros realizaram curso de produção e qualidade de queijos


21/05/2024 | Assessoria de Comunicação - Incaper/ES


Foto: Divulgação Incaper-ES

O Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (Prodnorte) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizaram curso de produção e qualidade de queijos, no último sábado (18), em Nova Venécia.

 

A capacitação foi oferecida gratuitamente a agroindústrias de pequeno porte que estão em processo de regularização junto ao serviço de inspeção do consórcio público Prodnorte. Participaram representantes de dez empreendimentos dos municípios de Nova Venécia, Jaguaré, São Mateus e Ecoporanga. 

 

O curso foi ministrado pelas economistas domésticas e extensionistas do Incaper Fernanda Casagrande Macedo e Jozyellen Nunes da Costa. Foram abordados temas como a importância da qualidade do leite; boas práticas na fabricação de queijos; produção de queijo minas frescal, queijo minas padrão e ricota; legalização da agroindústria e rotulagem de alimentos. 

 

Para Jozyellen Nunes, a iniciativa reforça a missão do Incaper de qualificar o agricultor, especialmente o de base familiar. “O curso possibilitou ao produtor o acesso a conhecimentos mais técnicos sobre qualidade do queijo, desde a matéria-prima até a conservação do produto final e comercialização. Isso contribui para um produto de qualidade superior e para a segurança alimentar do consumidor capixaba”, disse.

 

A médica veterinária do Prodnorte, Marília Mero Guidoni, avaliou que o curso, ministrado por profissionais qualificadas foi de suma importância para que as agroindústrias percebam que o básico funciona. “O principal objetivo é assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios, propiciando confiabilidade aos consumidores”, frisou.

 

Segundo Fernanda Casagrande, que também é coordenadora do Centro Regional de Desenvolvimento Rural Nordeste, do Incaper, passado o curso, o Instituto vai seguir assistindo os estabelecimentos no processo de legalização das atividades. 

 

“Quando o produtor acompanha a prática e entende os motivos pelos quais as legislações exigem que seja feito dessa ou daquela forma, aceita com facilidade as mudanças que precisa fazer no seu estabelecimento e nas suas ações, para chegar ao resultado esperado”, frisou a extensionista.  

 

A capacitação foi realizada na agroindústria Dallas, em Córrego Santa Cruz, pela manhã e à tarde, e também contou com a participação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Nova Venécia.

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro 
(27) 3636-9877 / (27) 98849-6999

comunicacao@incaper.es.gov.br


DESTAQUES

Curso do IZ ensina a técnica de PCR quantitativa

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br