Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

EMPAER-PB visita instalações da Cetene para Fortalecer Parcerias Tecnológicas


Visita teve como foco principal a troca de conhecimentos e a identificação de projetos conjuntos que possam beneficiar o setor agropecuário da Paraíba


20/06/2024 | Assessoria de Comunicação - Empaer/PB


Foto: Divulgação Empaer-PB

a última terça-feira (18/06), a diretoria da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) realizou uma visita estratégica às instalações do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), em Recife (PE), com o objetivo de estreitar laços e explorar novas oportunidades de colaboração tecnológica e científica.

 

A visita, que contou com a presença do presidente da Empaer, Aristeu Chaves, o diretor de Pesquisa Aderval Monteiro, Diretor de Extensão Rural, Jefferson Morais, Gerente de Planejamento e Operações, Cristiano Campello e do Gerente Regional da Empaerem Itabaiana, Paulo Emílio, teve como foco principal a troca de conhecimentos e a identificação de projetos conjuntos que possam beneficiar o setor agropecuário da Paraíba. "Estamos sempre em busca de inovações que possam melhorar a eficiência e a sustentabilidade das práticas agrícolas no nosso estado", destacou Aristeu Chaves.

 

📲 A Asbraer está no WhatsApp! Siga o canal e receba todas as notícias da Ater Pública.

 

Durante o “tour” pelas instalações do Cetene, a equipe da Empaer teve a oportunidade de conhecer de perto os laboratórios de biotecnologia, nanotecnologia, energias renováveis e outras áreas de pesquisa avançada. O representante do Cetene, Dr. Robson da Silva Ramos, Pesquisador Melhorista e outros pesquisadores, por sua vez, apresentaram diversas iniciativas que já estão em andamento e que têm potencial para serem adaptadas às necessidades regionais da Paraíba.

 

Um dos pontos altos da visita foi a apresentação dos projetos de biotecnologia aplicada à agricultura. A Empaer demonstrou particular interesse nas técnicas de melhoramento genético e na utilização de biofertilizantes, áreas em que o Cetene tem se destacado. "A parceria com o Cetene pode nos proporcionar acesso a tecnologias de ponta, que são cruciais para o desenvolvimento de uma agricultura mais produtiva e sustentável", afirmou o diretor de Pesquisa Empaer, Aderval Monteiro.

 

Além das apresentações técnicas, a visita também proporcionou momentos de diálogo e troca de experiências entre as duas instituições. Os diretores discutiram possíveis acordos de cooperação e delinearam os próximos passos para formalizar a parceria. "Queremos construir um relacionamento sólido com o Cetene, onde ambas as partes se beneficiem e contribuam para o avanço científico e tecnológico do Brasil", concluiu Dr Aristeu.

 

A visita às instalações da Cetene marcou um importante passo na missão da Empaer de promover o desenvolvimento rural através da inovação tecnológica. A expectativa é que, a partir desta parceria, novos projetos sejam lançados, trazendo benefícios concretos para os agricultores (as) paraibanos (as) e impulsionando a competitividade do agronegócio na região.

 

O Cetene, com sua infraestrutura de ponta e expertise em diversas áreas de pesquisa, se mostra um parceiro estratégico ideal para a Empaer. Com a formalização da cooperação, ambas as instituições esperam alcançar resultados significativos e contribuir para a modernização do setor agropecuário, garantindo um futuro mais próspero e sustentável para Paraíba.

 

418d5e83-1f68-4925-a703-57c44162edca.jpg     0d08a50e-9ff1-4888-81fc-1470bc9f8c5d.jpg    26d70458-d8aa-4f9a-a00e-f42460dabcc3.jpg


DESTAQUES

Embrapa lança hoje edital com recursos de R$ 20 milhões do PAC às Oepas

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br