Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

EMATER-MG participa de missão na França para promover o queijo minas artesanal


Produtores mineiros visitam queijarias e pontos de comercialização no país europeu


20/06/2024 | Assessoria de Comunicação - Emater/MG


Foto: Divulgação Emater-MG

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Otávio Maia, participa da comitiva do Governo de Minas na França para divulgar a culinária, o turismo e a cultura do estado. Uma das ações da missão no país europeu é a promoção do Queijo Minas Artesanal. Nesta terça-feira (19), foi realizada uma ação  cultural na embaixada do Brasil, em Paris, com destaque para a cozinha mineira, o artesanato  e diversos tipos de queijo, entre eles o Queijo Minas Artesanal. Estiveram presentes produtores de queijo das regiões da Canastra, Serro e Cerrado.

 

📲 A Asbraer está no WhatsApp! Siga o canal e receba todas as notícias da Ater Pública.

 

A viagem também está servindo para uma série de visitas a queijarias e pontos de comercialização na França, referência mundial na produção de queijos artesanais. “Temos evoluído muito em relação à qualidade dos nossos queijos, mas em relação à comercialização ainda precisamos avançar na comercialização a gente ainda precisa avançar mais. Por isso, estamos fazendo, com os produtores, visitas a estabelecimentos que comercializam os diversos tipos de queijo aqui da França, inclusive queijos de outros países. Percebemos a evolução que eles têm no processo de comercialização. Estamos levando esse ensinamento”, explica Otávio Maia. 

 

 

Minas Gerais também aguarda resultado do pleito feito à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para reconhecer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Histórico Imaterial da Humanidade. O objetivo é preservar conhecimentos e técnicas na produção de queijo desenvolvidas ao longo dos últimos três séculos por pequenos produtores rurais de Minas Gerais. 

 

As articulações do Governo de Minas em torno do projeto com a Unesco começaram em setembro de 2022, durante o 4º Festival do Queijo Artesanal Mineiro, em Belo Horizonte. Posteriormente, entre o fim de novembro e o início de dezembro, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), realizou a promoção dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal na 17ª Sessão do Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, em Rabat, no Marrocos. Em março de 2023, o dossiê de candidatura foi entregue ao secretário da Convenção do Patrimônio Imaterial da Unesco, Tim Curtis. 

 

Atualmente, a candidatura se encontra em fase de análise por delegados da Unesco e o resultado deve ser divulgado no final do ano. “É um trabalho que a gente já vem fazendo há um bom tempo. Já tivemos uma missão em Marrocos. Também tivemos várias etapas desse pleito, que é o reconhecimento do modo de fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Isso vai trazer ainda mais visibilidade, promoção e valorização para os nossos queijos artesanais”, afirma o presidente da Emater-MG. 


A delegação de Minas na França é liderada pelo vice-governador Professor Mateus. Também  participam a presidente do Servas, Christiana Renault, o secretário de Estado de Turismo e Cultura, Leônidas Oliveira, o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, o reitor da UNI-BH, Rafael Ciccarini, o superintendente de Abastecimento Alimentar e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Gilson Sales, o diretor do Projeto Fartura, Rodrigo Ferraz e a superintendente de Marketing Turístico da Secult, Patrícia Moreira. 


Assessoria de Comunicação - Emater-MG
Jornalista responsável: Marcelo Varella
Tel: (31) 3349-8158 / 3349-8096
E-mail: marcelo.varella@emater.mg.gov.br
www.emater.mg.gov.br
facebook.com/ematerminas
Fotos: Divulgação Emater-MG

 


DESTAQUES

Embrapa lança hoje edital com recursos de R$ 20 milhões do PAC às Oepas

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br