Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Produtores de Orgânicos de Assis e Região buscam capacitação em sistemas agroflorestais na APTA-SP Regional


Apta Regional de Assis recebe a visita de agricultores da Associação de Produtores para abordar ações e assistência técnica agroecológica


08/07/2024 | Assessoria de Comunicação - Apta/SP


Foto: Divulgação Apta-SP

A Pesquisadora Científica Márcia Cação e servidores da Apta Regional de Assis, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, receberam os representantes da Associação de Produtores Orgânicos de Assis e Região (Aproa) e agricultores para compartilhar o projeto de pesquisa agroecológico em sistemas agroflorestais (SAF), no dia 27 de junho.


O projeto tem por objetivo atender de forma participativa antigas demandas de pesquisa de agricultores orgânicos e em transição agroecológica de Assis e região. “A transferência do conhecimento também faz parte do projeto, sendo que neste primeiro contato já surgiram demandas de capacitação nos temas de manejo agroecológico do solo e compostagem, além de processamento para diversas plantas alimentícias não convencionais – denominadas PANCs”, destaca Wilson Tivelli, pesquisador da Apta Regional de São Roque.


📲 A Asbraer está no WhatsApp! Siga o canal e receba todas as notícias da Ater Pública.


Tivelli acompanhou a reunião como presidente da Rede Agroecológica Regional (RAR), que reúne 20 pesquisadores de onze unidades regionais de pesquisa localizadas em várias regiões do estado de São Paulo.


Após a apresentação inicial do projeto de SAF agroecológico na Apta Regional de Assis pela pesquisadora Márcia Cação, os agricultores apresentaram várias sugestões. A chuva de ideias foi intensa e produtiva, o que levou o presidente da Aproa, Júlio Rosa, a propor que “cada um saísse com a missão de rascunhar suas sugestões e enviar para a Associação, que irá organizar as propostas e apresentar na próxima semana para a pesquisadora Márcia”.


Na sequência, os agricultores também puderam ir ao campo conhecer o local onde será implantado o projeto SAF agroecológico.


A aproximação entre a pesquisa científica da Apta Regional de Assis e a Aproa é parte da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO) da Lei 16.684/2018, lançada em dezembro de 2023, pelo secretário da Agricultura, Guilherme Piai. O Plano contempla, dentre diversos Programas, a pesquisa e a assistência técnica agroecológica.


Rede Agroecológica Regional (RAR)

A Rede Agroecológica Regional (RAR), criada em 2022, envolve 20 pesquisadores de 11 Unidades Regionais de Pesquisa e Desenvolvimento (URPD) da Apta Regional, que trabalham em projetos científicos com bases agroecológicas para produção de alimentos.


Dentre as temáticas do programa, estão em destaque a soberania e segurança alimentar e nutricional; os mercados de circuito curto e consumo consciente; os sistemas agroflorestais; as vitrines com bases tecnológicas das pesquisas em agroecologia; os sistemas de produção orgânica; as plantas medicinais e fitoterápicos em programas de saúde pública; as plantas aromáticas, os óleos essenciais e hidrolatos para insumos agropecuários e ingredientes botânicos; controle biológico e horticultura orgânica.


Por Lisley Silvério (MTb. 26.194)lsilverio@sp.gov.br

Diretora do Departamento de Comunicação Regional – SAAAssessora de Imprensa e Comunicação Institucional


DESTAQUES

Embrapa lança hoje edital com recursos de R$ 20 milhões do PAC às Oepas

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br