REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Asbraer e Aber homenageiam Glauco Olinger, ícone da extensão rural
Olinger completa 102 anos nesta terça-feira (17); é fundador da Acaresc, uma das empresas que resultou na criação da atual Epagri/SC
17/09/2024 | Assessoria de Comunicação - Asbraer | Ana Karoliny Barros
Glauco Olinger completa 102 anos/Reprodução
A Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) e a Academia Brasileira de Extensão Rural (ABER) homenageiam o engenheiro agrônomo, escritor e extensionista Dr. Glauco Olinger. Hoje, este ilustre professor completa 102 anos de idade.
“Nós, da Rede Asbraer, temos no Glauco Olinger uma inspiração para a extensão rural brasileira”, afirma o presidente da Asbraer, Luciano Brandão. A aliança entre conhecimento, técnica e gestão pública fazem da trajetória de Olinger e sua luta pela extensão rural uma referência. “Isso inspira a nossa Rede Asbraer a continuar, a fazer muito mais pelo setor produtivo e pelo desenvolvimento do Brasil”, completa Brandão.
Nascido em Lages (SC), Olinger é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), economista rural pelo Instituto Superior de Economia Rural e Organização (ISEO), e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi secretário de Agricultura e de Educação em Santa Catarina.
Para o presidente da Aber, Hur Ben, “a história de Glauco se confunde com a saga da extensão rural brasileira”. Olinger fundou a antiga Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina (Acaresc), empresa que se fundiu a outras na criação da atual Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). É considerado o primeiro extensionista do estado catarinense. Foi também presidente da extinta Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater).
“Ao longo de sua história, com muito êxito e muitas condecorações pelo trabalho que realizou. Hoje, aos 102 anos de idade, continua contribuindo e compartilhando o seu conhecimento através de várias publicações”, comenta o presidente da Epagri, Dirceu Leite. Olinger é o escritor mais longevo do Brasil. Sua última obra, intitulada “De tudo um pouco, sem retórica”, foi lançada em maio deste ano e traz situações cotidianas de sua carreira como gestor público.
*Com informações da Epagri e UFSC.