Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Idam sedia 3º Reunião de Estatísticas Agropecuárias Estadual


Encontro contou com palestras de convidados do SGB e UEA para falar sobre impactos das mudanças climáticas no setor agropecuário


31/10/2024 | Assessoria de Comunicação - Idam


Foto - Reprodução Idam

Nesta quarta-feira (30/10), técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participaram das palestras ‘Variações climáticas na Amazônia’ e ‘Impactos das vazantes e cheias recordes no setor agropecuário’, realizadas durante a 3ª Reunião de Estatísticas Agropecuárias (Reagro) Estadual 2024, ocorrida na sede do órgão.


“Foi uma reunião muito proveitosa, na qual trouxemos dois palestrantes que trataram das mudanças climáticas e as perdas agropecuárias, fatores que impactam na produção rural amazonense”, ressaltou a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Diter), Nadiele Pacheco.

A diretora reforçou, ainda, que a iniciativa beneficiou representantes das 75 Unidades Locais (UnLoc’s) e postos avançados do órgão distribuídos em todo o Estado. “Tivemos a participação dos gerentes das unidades, que são a nossa linha de batalha no interior e, hoje, recebem dados importantes para criação de políticas públicas para o enfrentamento da estiagem”, salientou.


O encontro contou com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coordenador do evento e que avalia o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Município (LSPA). Na Reagro, também estiveram técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Serviço Geológico do Brasil (SGB), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Adaf).


As estatísticas produzidas pelo IBGE são importantes para criação de políticas públicas.

Reuniões itinerantes


As Reagro’s são itinerantes e, nesta terceira edição, o IBGE convidou os palestrantes para trazer mais conhecimento para os técnicos das Unidades Locais e postos avançados do Idam nos municípios. A palestra “Variações climáticas na Amazônia” foi ministrada pela Dra. Jussara Socorro Cury, da Superintendência Regional do SGB, e a segunda pelo Dr. Francis Wagner, da UEA.


“Viemos enaltecer essa parceria com Idam e a Conab, pois é essencial para nós do IBGE, que produzimos pesquisas e estatísticas e que precisamos dessa parceria, entre elas do SGB e UEA, de forma contínua”, frisou o analista do IBGE, Bruno Guedes.


As estatísticas produzidas pelo IBGE são importantes para criação de políticas públicas que beneficiam o setor primário amazonense, como destacou o analista da Conab, Pedro Jorge Barros. “As políticas públicas estão diretamente ligadas às estatísticas agropecuárias de parceiros, que dão o apoio necessário na preparação para o ano de 2025”, disse.


Fotos: Divulgação / Idam


DESTAQUES

Geadas e hortaliças: orientações da Epagri ajudam a reduzir prejuízos