REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
EMATER-RIO promove 5º Concurso de Cafés Especiais de Porciúncula
Ao todo, 57 amostras foram inscritas, das quais 37 receberam a classificação de café especial
01/11/2024 | Assessoria de Comunicação - Emater/RIO
Foto - Reprodução Emater-RIO
A grande final do 5º Concurso de Cafés Especiais de Porciúncula, organizado pela EMATER-RIO em parceria com a Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, Sebrae e Associação dos Cafés Especiais do Alto Noroeste - ACEAN, aconteceu nos últimos dias 25 e 26 de outubro, reunindo 34 produtores locais em uma celebração da qualidade e inovação no cultivo do café. Ao todo, 57 amostras foram inscritas, das quais 37 receberam a classificação de café especial, reafirmando o potencial e a excelência dos grãos produzidos no município.
A diretoria da EMATER-RIO esteve representada no evento pelo Diretor Técnico Marconi Resende. Além dele, outros técnicos também compareceram e organizaram o encontro, como o Supervisor Regional Noroeste, José Matias, o Gerente de Café Noroeste, Gustavo Polido, a Supervisora do Escritório Local de Varre-Sai, Rosane Bendia, o Supervisor Local de Porciúncula, Flávio Gonçalves, e os extensionistas do município Leonardo Dias, Ademir das Virgens e Antônio Gonçalves da Silva.
“Muito mais do que uma competição, esse encontro é um termômetro do crescimento da cafeicultura no município. Na primeira edição foram apenas 12 cafés inscritos, sendo 6 especiais, e dessa vez foram 57, sendo 37 especiais. Então por aí a gente consegue observar o crescimento desse setor”, falou Marconi.
Os concorrentes foram avaliados em duas categorias distintas: Natural e Via Úmida. Na categoria Natural, o grande campeão foi Roberto Carlos da Silva, que conquistou o topo com 88,0 pontos. Já na categoria Via Úmida, Paulo Henrique Ricci se destacou, levando o primeiro lugar com uma pontuação de 87,4.
Abaixo, confira os cinco primeiros colocados de cada categoria:
Categoria Natural
1º - Roberto Carlos da Silva – 88,0 pontos
2º - Tacio Luiz Silva de Souza – 86,3 pontos
3º - Taciano Antônio Balbino de Souza – 85,6 pontos
4º - Alexandre Fernandes Ramos – 85,5 pontos
5º - Cláudia Mirian de Oliveira Guimarães – 85,3 pontos
Categoria Via Úmida
1º - Paulo Henrique Ricci – 87,4 pontos
2º - Tiago Rodrigues Ricci – 86,6 pontos
3º - Geraldo Augusto Marques Guimarães – 85,8 pontos
4º - Jarbas Luiz Pereira – 85,7 pontos
5º - Sávio José Soares Neles – 85,6 pontos