Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

IDR-Paraná: Protótipo de sistema de irrigação inteligente melhora o manejo de água


​A proposta visa garantir maior produtividade agrícola e ao mesmo tempo promover a sustentabilidade ambiental, reduzindo o desperdício de recursos hídricos e otimizando o manejo agrícola


18/03/2025 | Assessoria de Comunicação - IDR-Paraná


Foto - Reprodução IDR-Paraná

O uso da inteligência artificial na agricultura vem se tornando cada vez mais frequente. A tecnologia muitas vezes permite preservar recursos naturais, bem como garantir outros ganhos para o produtor como a redução dos custos de produção. Um exemplo dessa aplicação foi colocado em prática em um projeto em Dois Vizinhos recentemente. A IA foi usada para analisar as condições climáticas e auxiliar os produtores na tomada de decisão, indicando os momentos mais adequados para irrigar uma lavoura, além de definir a quantidade de água necessária para cada cultura.


Trata-se de um prótotipo inovador de sistema de manejo de irrigação desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Dois Vizinhos- e o IDR-Paraná. O objetivo do experimento é desenvolver um sistema inteligente de manejo de irrigação baseado em sensores e algoritmos de inteligência artificial. De acordo com Tiago Hatchmann, do IDR-Paraná, o protótipo combina sensores de umidade do solo e sensores de variáveis climáticas para coletar dados em tempo real, permitindo a otimização do uso da água na irrigação agrícola.


A proposta visa garantir maior produtividade agrícola e ao mesmo tempo promover a sustentabilidade ambiental, reduzindo o desperdício de recursos hídricos e otimizando o manejo agrícola. Segundo os pesquisadores envolvidos, o sistema permitirá aos agricultores uma gestão mais eficiente da irrigação, contribuindo para a conservação do solo e da água, além de minimizar os impactos ambientais.


“A instalação do protótipo é um passo significativo para a implementação de novas tecnologias no campo, favorecendo a modernização da agricultura paranaense”, observou Hachmann. Ele informou ainda que as próximas etapas do projeto incluem testes de eficiência, ajustes nos modelos preditivos e análise de eficiência no uso da água. A expectativa é de que no segundo semestre o sistema seja instalado em três propriedades rurais, na Bacia do Miringuava, em São José dos Pinhais, para que os agricultores testem o sistema e ajudem a aprimorá-lo. “Com isso, esperamos consolidar o sistema como uma ferramenta essencial para a gestão inteligente da irrigação, aliando produtividade e responsabilidade ambiental no setor agropecuário”, concluiu Hachmann


  • Protótipo de sistema de irrigação inteligente melhora o manejo de água
    Protótipo de sistema de irrigação inteligente melhora o manejo de água
    Protótipo de sistema de irrigação inteligente melhora o manejo de água


DESTAQUES

Artigo da Epagri detalha práticas para controle de doenças da mandioca

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br