
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Comitê de Mulheres do Condraf discute Edital de Apoio a Grupos Produtivos e articulação nacional
Encontro ocorreu de forma virtual nesta sexta-feira (12) e teve participação da Asbraer e de representações de movimentos e organizações da sociedade civil
12/04/2024 | Assessoria de Comunicação - Asbraer | Ana Karoliny Barros
Reunião online do Comitê de Mulheres do Condraf
A Asbraer participou da 2ª reunião do Comitê de Mulheres do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), nesta sexta-feira (12). O encontro virtual reuniu mais de 20 representantes de movimentos e organizações da sociedade civil. As diretrizes do Edital de Apoio a Grupos Produtivos estiveram entre as pautas discutidas.
No comitê, a Asbraer está sendo representada pela Denise Barra, analista de desenvolvimento rural da Emater-GO como titular, e Tatiana de Souza, assistente social da Empaer-MT como suplente.
Edital de Apoio a Grupos Produtivos
Segundo Patrícia Mourão, coordenadora geral de Organização Socioprodutiva de Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o objetivo do edital é “fomentar e promover a autonomia econômica das mulheres rurais por meio do desenvolvimento das capacidades produtivas, da expansão do acesso aos mercados, do acesso aos programas de financiamento e compras públicas, do desenvolvimento das capacidades de gestão e da promoção da igualdade na distribuição das responsabilidades com o trabalho doméstico e de reprodução da vida”.
O edital terá abrangência nacional, mas as regiões Norte, Nordeste e Sudeste terão prioridade por apresentarem maior número de estabelecimentos produtivos gerenciados por mulheres e pelo grau de vulnerabilidade alimentar e socioeconômica, de acordo com a coordenadora. O recurso total será de R$ 30 milhões.
Durante a reunião, as conselheiras puderam dar sugestões e contribuições às diretrizes do edital, que ainda não foi lançado. Além disso, elas terão um prazo de 15 dias para analisar as indicações do edital e formalizar novas recomendações ao MDA.
Articulação nacional
Outro ponto de debate foi a necessidade do comitê ter representatividade nas articulações nacionais que impactam as mulheres rurais e extrapolam a atuação da Subsecretaria de Mulheres Rurais do ministério.
Para as conselheiras, é essencial a participação de membros do comitê no Seminário Nacional de Ater, que será realizado pelo MDA entre os dias 7 e 8 maio.
A próxima reunião do grupo ficou definida para o dia 7 de junho. Entre as pautas previstas estão a instituição de câmaras temáticas e a discussão sobre o Plano Safra – que tem lançamento estimado também para o mês de junho.