Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Inverno 2024 começa hoje às 17h51: veja a previsão


Solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro (solstício de verão no HS) e em junho (solstício de inverno no HS)


20/06/2024 | Assessoria de Comunicação - Epagri/SC


Foto: Divulgação Epagri-SC

O inverno 2024 começa nesta quinta-feira (20/06), às 17h51. A data e o horário de início e fim das estações do ano são determinados pelos astrônomos e não pelos meteorologistas, a partir de um cálculo matemático. Nesse dia e horário, o Hemisfério Sul passa pelo solstício de inverno, com a noite mais longa do ano e menor incidência de luz solar (Figura 1). Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro (solstício de verão no HS) e em junho (solstício de inverno no HS). O dia e a hora variam em cada ano.

 

inverno 2024

 Figura 1 – Ilustração do solstício no hemisfério Sul

 

Temperaturas em SC

Depois de um outono com temperatura acima da média em Santa Catarina, os catarinenses querem saber se vai ter frio no inverno. De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão é de uma estação mais quente do que o normal no estado. “Mas isso não significa que não haverá episódios de frio significativo com temperatura próxima de 0°C e negativa, com formação de geada ampla e até neve nas áreas altas do Estado, com a chegada de massas de ar polar, comuns nesta época do ano”, diz a meteorologista Gilsânia Cruz. Ela explica que, neste inverno, as massas de ar frio devem se deslocar rapidamente pelo Sul do Brasil, alternando com períodos mais aquecidos, devido a possíveis bloqueios atmosféricos.

 

Em relação à chuva, a expectativa é de valores abaixo da média climatológica, especialmente nos meses de julho e agosto, com má distribuição e períodos de escassez. “O inverno é a estação mais seca do ano. No entanto, podem ocorrer eventos de chuva forte, elevando os totais mensais”, aponta o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram. Essas informações serão atualizadas até o fim de junho, quando ocorre o Fórum Climático.

 

Em relação às temperaturas do Pacífico Equatorial, a previsão é de neutralidade durante o inverno (Figura 2), com configuração do fenômeno La Niña (Figura 3) (águas mais frias) entre o inverno e a primavera. 

 

inverno 2024

 Figura 2 – Condições Normais. Fonte:  Inpe/Cptec.

 

Inverno 2024

  Figura 3 – Condições de La Niña. Fonte:  Inpe/Cptec.

 

Safra de inverno 2024/2025

De acordo com o levantamento da Epagri/Cepa, a safra de inverno 2024/2025 deve ter maior produtividade do que a anterior. Os dados apontam para uma redução da área plantada de alho, cebola, trigo e cevada na comparação com a safra passada. Porém, a perspectiva é de aumento da produtividade de todas as culturas. Apenas a produção de aveia deve ter aumento na área plantada.

 

O analista João Alves explica que o crescimento da produtividade se deve à previsão de uma safra com menos intercorrências. Isso porque a safra 2023/2024 não teve bons resultados em virtude do excesso de chuva no período de maturação e colheita. 


DESTAQUES

Embrapa lança hoje edital com recursos de R$ 20 milhões do PAC às Oepas

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br