
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
ATER+ Digital não substitui extensionista e é forma de auxiliar a chegada do conhecimento ao campo, diz diretora executiva da Asbraer
Mariana Matias, diretora executiva da Asbraer, fala sobre ATER+ Digital na comemoração dos 49 anos da Embrapa Meio-Norte nesta sexta (28)
28/06/2024 | Assessoria de Comunicação - Asbraer | Ana Karoliny Barros
Foto: Reprodução/YouTube Embrapa
A diretora executiva da Asbraer, Mariana Matias, participou da comemoração dos 49 anos da Embrapa Meio-Norte nesta sexta (28). Como parte das celebrações, a unidade apresentou a Plataforma ATER+ Digital, voltada ao compartilhamento de conteúdo aos extensionistas da Assistência Técnica e Extensão Rural e também aos produtores.
“A intenção do projeto nunca foi de substituição do trabalho do extensionista, porque ele jamais será substituído, mas é uma forma de auxiliar a chegada do conhecimento ao campo de forma qualitativa”, afirmou Mariana.
A parceria entre as associadas da Asbraer e a Embrapa foi fundamental para a construção da plataforma. “Ainda durante a pandemia, nós fomos contatados pelo governo federal e nossas associadas ajudaram a coletar e a fomentar, do ponto de vista técnico, as informações que hoje subsidiam os sete hubs temáticos e as 22 cadeias produtivas que compõem o ATER+ Digital”, lembrou Mariana durante a participação online no evento.
Expansão da ATER+ Digital
Durante o evento, a diretora executiva discorreu sobre a intenção de expandir a ATER+ Digital e outros projetos para além das fronteiras brasileiras em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
“Recebemos há duas semanas uma consultora do BID para fazer uma análise de todas as tecnologias que estão sendo utilizadas para a agricultura familiar em todo o país. Ela saiu daqui bastante satisfeita com o que viu no Brasil e a ATER+ Digital foi uma parte crucial desse projeto”, ressaltou.
Para apresentar essas tecnologias ao BID, a Asbraer contou com a cooperação direta de três associadas: a Emater-MG; a Epagri-SC; e a Emater-DF. Esse estudo está sendo realizado pelo BID em cinco países da América Latina. A expectativa é que o resultado seja lançado em breve.
O diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Marenilson Batista, também anunciou que há propostas de intercâmbio entre países. “Pelo fato de ser uma plataforma, ela tem esse poder de atingir todo o país. Inclusive, já tem pedidos para que a gente faça a tradução para outras línguas.”
Plataforma ATER+ Digital
A plataforma agrupa em hubs (páginas temáticas) conteúdos produzidos pela Asbraer, Embrapa e parceiros, em forma de textos, vídeos, fotos, áudios e infográficos que objetivam levar o máximo de informação qualificada aos extensionistas e produtores.
As temáticas dos hubs virtuais até o momento são: Apicultura, Caprinos e Ovinos, Feijão, Feijão-Caupi, Mudanças Climáticas, Nutrição e Saúde e Sistemas Agroflorestais. A organização dessas páginas, com informações em linguagem objetiva e simples, envolveu equipes de diferentes unidades da Embrapa e instituições parceiras.
Outros hubs com conteúdos sobre outras cadeias produtivas já estão em desenvolvimento, com previsão de lançamento ainda este ano.
Acesse gratuitamente em: https://www.atermaisdigital.cnptia.embrapa.br/
Assista o evento na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=A_8xHpTQQhw