REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Emater-MG lança programa para incentivo ao protagonismo do jovem rural
Programa "Futuro no Campo" vai beneficiar 500 jovens em 2025, com capacitações ações de estímulo à permanência nas atividades do campo
05/11/2024 | Assessoria de Comunicação - Emater/MG
Foto - Reprodução Emater-MG
A permanência dos jovens no campo e sua sucessão na agricultura familiar são essenciais para a produção de alimentos e a continuidade das atividades agrícolas no Brasil. Diante desse desafio, o Governo de Minas, por meio da Emater-MG, lançou nesta segunda-feira (4/11) o programaFuturo no Campo, com a participação do governador em exercício Professor Mateus e de jovens rurais de vários municípios mineiros.
O programa Futuro no Campo visa fomentar o protagonismo do jovem rural e apoiar os processos de sucessão. A iniciativa é um importante passo no enfrentamento à diminuição da população jovem nessa atividade e o envelhecimento populacional no campo. Com o projeto, o objetivo é promover o desenvolvimento econômico, social e educacional dos jovens no meio rural mineiro, incentivando a geração de renda, a melhoria da qualidade de vida e a sucessão nas propriedades familiares. “Ninguém come na cidade, se o produtor não estiver trabalhando no campo. Eu tenho muito orgulho de vocês, jovens, que vão dar continuidade a essa profissão tão importante. O sucesso desse projeto é a garantia de Minas como um grande produtor do setor agropecuário”, salientou o vice-governador, Professor Mateus.
O programa vai oferecer capacitações em gestão de empreendimentos, cooperativismo, comercialização e inclusão digital, fortalecendo o protagonismo e a permanência dos jovens no campo. Os cursos serão oferecidos em formato híbrido (presencial e virtual), proporcionando flexibilidade e maior alcance. Ao longo do processo, todos contarão com acompanhamento técnico mensal pela Emater-MG para os jovens selecionados.
Participação
Em 2025, oFuturo no Campovai atender 500 jovens e irá abranger os projetos Jovens do Café, Jovens do Leite e Jovem Empreendedor Rural (Olericultura, Fruticultura, Apicultura e Avicultura de Postura). “A Emater-MG sempre teve um protagonismo com os jovens no campo, já tendo feito projetos de grande sucesso no segmento como o4Se oTransformar. Esperamos que oFuturo no Campová catapultar o desenvolvimento de muitos jovens com esses projetos produtivos”, diz o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
A seleção de municípios e jovens beneficiados seguirá critérios definidos em edital a ser disponibilizado no site da Emater-MG(www.emater.mg.gov.br). Poderão participar jovens rurais com idade entre 16 e 29 anos, agricultores ou filhos de agricultores familiares, produtores rurais, que estejam enquadrados no processo familiar de produção rural. O edital será voltado para ações de fomento (notebooks, sementes, mudas, adubos, equipamentos, pintainhas etc.). Cada jovem poderá se inscrever em um único projeto.
O valor para implantação do programaFuturo no Campoé de aproximadamente R$ 1,9 milhão. Os recursos são da Emater-MG, mas poderão vir de outras fontes públicas (municipal, estadual e federal) e privadas. O vídeo do lançamento doFuturo no Campoestá disponível no canal da Emater-MG no Youtube.
Cenário rural
De acordo com censo Agropecuário 2017 (IBGE), pessoas com mais de 65 anos representam 21,4% dos moradores de áreas rurais, sendo que em 2006, quando foi realizado o último levantamento, representavam 17,52%. Já a população com idade entre 25 anos e 35 anos, são 9,48% do contingente, bem abaixo dos 13,56% do censo anterior.
O anuário 2023 da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), feito em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostra que a redução da população rural no país fenômeno afeta principalmente os mais jovens e está ligado à falta de perspectivas de trabalho e estudo no campo.
A população com idade entre 18 e 59 anos – ou seja, apta para o trabalho – diminuiu em quase um milhão de pessoas, de 2012 a 2022. Em 2010, 7,58 milhões de jovens nessa faixa etária viviam no campo. Já em 2022, o número caiu para 6,45 milhões. “A vida inteira morei na roça e é lá que quero ficar até me aposentar. Com a Emater-MG nos dando esse apoio, vai melhorar muito para gente. Acho que o projetoFuturo no Campovai incentivar muitos jovens a ficarem na roça e lá buscar o seu crescimento”, comenta a produtora Larissa Ferreira Oliveira (25 anos), de Corinto. O lançamento do programa Futuro no Campoteve ainda a participação do secretario de Estado de Agricultura Thales Fernandes, do deputado federal Zé Silva, entre outras lideranças do setor agropecuário mineiro.
Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Jornalista responsável: Flávia Freitas
Atendimento à imprensa:
Tel.: (31) 3349-8024
E-mail: flaviasouza@emater.mg.gov.br
www.emater.mg.gov.br
facebook.com/ematerminas
Fotos: Alexandre Soares/Emater-MG