
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Agricultores familiares indígenas de Eirunepé participam de curso sobre citricultura realizado pelo Idam
Voltado à promoção de boas práticas nas culturas de limão e laranja, o curso reuniu 35 participantes das etnias Kulina e Kanamari
19/03/2025 | Assessoria de Comunicação - Idam
Foto - Reprodução Idam
Agricultores familiares indígenas de Eirunepé (distante 1.160 quilômetros de Manaus) participaram, na segunda-feira (17/03), do curso de citricultura promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) no município. A capacitação contou com 35 participantes, que tiveram acesso a informações sobre as boas práticas voltadas ao cultivo de limão e laranja.
De acordo com o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Eirunepé, Marden Augusto, diversos aspectos do preparo do solo foram os destaques da capacitação, que reuniu agricultores familiares indígenas das etnias Kulina e Kanamari. “Os participantes puderam adquirir noções de coveamento, correção do solo, adubação química e orgânica, além da condução do pomar”, disse.
Além do curso, o público também foi contemplado com 100 mudas de citros, sendo 50 de laranja e 50 de limão. As mudas foram adquiridas pelo Idam, por meio da Gerência de Apoio à Produção Vegetal (GPV), com o intuito de diversificar as culturas e apoiar a agricultura familiar no município.
O curso foi realizado na última segunda-feira (17/03), na Casa de Passagem Indígena, em Eirunepé.