REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Produtor de Novo Jardim avança para a agroindustrialização com apoio do Ruraltins
Produtor de Novo Jardim avança para a agroindustrialização com apoio do Ruraltins
12/12/2025 | Assessoria de comunicação - Ruraltins
Reprodução - Ruraltins
O trabalho de acompanhamento dos extensionistas rurais e técnicos do Ruraltins tem feito a diferença no desenvolvimento das atividades no campo em todo o Estado, levando qualidade, aumento da produtividade, tecnologia e novas possibilidades com a chegada da agroindústria e do turismo rural a muitas propriedades.
Um caso de sucesso no acompanhamento e assistência ao produtor está no município de Novo Jardim, que está prestes a ganhar uma nova referência na produção de cachaça artesanal.
O vice-presidente do Ruraltins, Rafael Massaro, destacou que a assistência técnica ao pequeno produtor é uma política pública estratégica do Governo do Tocantins para fortalecer a agricultura familiar. “Nosso compromisso é oferecer orientação contínua para que os agricultores ampliem sua renda, agreguem valor aos produtos e tornem suas propriedades mais sustentáveis. O caso de Novo Jardim mostra como a assistência técnica pode transformar realidades e abrir novas oportunidades no campo”, afirmou.
Em Novo Jardim, o produtor Neuzi Freire inicia a implantação de sua fábrica de cachaça artesanal, um sonho construído ao longo de anos de acompanhamento técnico do Ruraltins. O empreendimento marca a expansão da propriedade, que começou com produção de frangos e hoje avança para a agroindustrialização.
O extensionista rural Robson Santos explica que o trabalho atual envolve a ampliação das estruturas físicas e a adequação da unidade para que a produção possa ser regularizada. “Estamos contribuindo para que a fábrica de cachaça avance de forma segura e dentro das normas”, destacou.
Para o produtor, o apoio tem sido decisivo. “Sempre somos bem atendidos e assessorados. Nossa expectativa é que, em 2026, a cachaça esteja regularizada e registrada, com a fábrica ampliada”, reforça Neuzi.
A engenharia de alimentos Kênia Lellis, da Diretoria de Empreendedorismo Rural do Ruraltins, explica que está auxiliando na elaboração do projeto da agroindústria e na busca de recursos junto ao Ministério da Agricultura, órgão responsável pelo registro da cachaça. “A região é tradicional na produção artesanal, mas muitos ainda estão irregulares. O Sr. Neuzi quer fazer tudo corretamente, com qualidade e segurança, e isso nos deixa muito satisfeitos”, afirma.
Além de produzir cachaça de qualidade, a futura fábrica deve integrar ações de turismo rural, permitindo visitação, conhecimento do processo produtivo e venda direta ao visitante. Após a conclusão das adequações estruturais, o Ruraltins dará início ao processo formal de registro no Ministério da Agricultura, assegurando que a cachaça seja produzida dentro dos padrões legais e pronta para ganhar mercado com segurança e confiabilidade.
A nova fábrica representa mais um avanço para a agricultura familiar de Novo Jardim, fortalecendo a economia local, incentivando o empreendedorismo rural e reforçando o compromisso do Ruraltins em promover desenvolvimento, geração de renda e sustentabilidade na agricultura familiar tocantinense.
Edição: Jefferson Araújo - Governo do Tocantins




