Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Parceria estratégica impulsiona a fruticultura em Vicentina (MS)


Com auxílio da Agraer-MS, agricultor familiar consegue aprovação de projeto e financiamento de R$ 48 mil para investir na fruticultura


03/04/2024 | Assessoria de Comunicação - Agraer/MS


Foto: Agraer-MS

A cidade de Vicentina, situada a 50 km de Dourados, está expandindo sua produção agrícola familiar com um foco renovado na fruticultura. Com investimentos significativos nesta área, o município já conta com lavouras comerciais de mamão, banana e melancia, marcando um novo capítulo em sua história agrícola.

 

 

Um exemplo claro desse cenário é o agricultor familiar Moacir de Souza, mais conhecido por Moá, que tem sido um dos beneficiados por esse impulso dentro dessa cadeia produtiva. Trabalho que contou com o suporte da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Banco do Brasil, Senar e Prefeitura de Vicentina que viabilizou o financiamento de R$ 48 mil para uma área de 1,5 hectare de cultivo de mamão.

 

“Pude contar com a assistência da Agraer para o preparo e envio do projeto para o Banco do Brasil. Um trabalho que ajudou muito porque a gente não tem experiência, precisa de orientação e, sem dúvida, sem isso fica difícil mexer com o financiamento”, disse o produtor que por meio desse custeio terá recursos necessários para a compra de insumos pra sua lavoura.

 

A própria área de cultivo do mamão contou os serviços de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural, Agraer. “A fruticultura vem se tornando uma opção interessante no município, principalmente para o agricultor familiar gerar renda, em pequenas áreas, e agregar valor em sua mão de obra”, pontua o engenheiro agrônomo da Agraer de Vicentina, Paulo Lobo, que também lista outros benefícios. “Há produtores que vendem sua mão de obra para fora de sua propriedade a fim de suprir sua renda doméstica. Agora, com os pomares instalados já não necessitam mais e podem se dedicar a própria propriedade”.

 

Em Vicentina, já foram implantados três pomares de mamão e seis de banana, e, de acordo com o escritório da Agraer do município, há mais produtores interessados em trabalhar com fruticultura e seguir os passos do agricultor Moá.

 

 

“Eu já estou comercializando minha safra de mamão nos mercados de Vicentina e Fátima do Sul e, também, vou parte entregar no PAA [Programa de Aquisição de Alimentos] da Conab. Faço parte da Associação de Produtores de Hortifruti de Vicentina e a venda para o PAA será pela instituição”, explica o agricultor familiar.

 

“Essa colaboração entre Agraer, Banco do Brasil e agricultores está transformando o cenário agrícola de Vicentina. Além de impulsionar a economia local, essa iniciativa promove a diversificação da produção agrícola, aumenta a segurança alimentar e cria novas oportunidades de mercado para os produtores familiares”, afirma o engenheiro agrônomo, Paulo Lobo.

 

Texto: Aline Lira com informações do engenheiro agrônomo Paulo Lobo

Fotos: Escritório da Agraer em Vicentina


DESTAQUES

Comitê de Mulheres do Condraf discute Edital de Apoio a Grupos Produtivos e articulação nacional

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br