Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

EMATER-DF apresenta modelo eficiente de instalação para bezerros na AgroBrasília


Entre as vantagens do sistema apresentado estão o controle individualizado do aleitamento, da água, do concentrado e do ganho de peso


21/05/2024 | Assessoria de Comunicação - Emater/DF


Foto: Divulgação Emater-DF

A fase de cria na bovinocultura, que vai do nascimento até a desmama dos animais, é um dos períodos mais críticos dentro da propriedade leiteira. E para que os produtores possam ter sucesso nessa etapa, fazendo com que o bezerro tenha condições de expressar o seu potencial genético produtivo, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) apresenta na AgroBrasília 2024 um modelo argentino de bezerreiro. Trata-se de uma instalação de baixo custo onde os animais ficam seguros e saudáveis até a desmama.

 

O zootecnista e responsável pelo programa de Ruminantes e Equídeos da Emater-DF, Maximiliano Cardoso, reforça a importância de uma boa instalação e manejo para o sucesso da criação de bezerros leiteiros. “Um dos fatores relacionados com a alta taxa de mortalidade ou doenças em animais jovens deve-se ao uso de instalações inadequadas. Queremos mostrar aos produtores um exemplo de instalação simples e que alia o cumprimento das exigências de ambiente e manejo dos animais, fazendo com que consigam desmamar animais com 110 kg num período de 90 dias”, explica Maximiliano.

 

Entre as vantagens do sistema apresentado estão o controle individualizado do aleitamento, da água, do concentrado e do ganho de peso; o contato visual dos animais; a separação dos bezerros por idade; o controle de umidade do piso; a boa ventilação; o acesso à sombra, além do bom custo-benefício e replicação em todos os tamanhos de criação. Além da instalação, será apresentada uma estratégia de aleitamento para o bom desenvolvimento dos bezerros.

 

Bezerreiro argentino

O sistema consiste em manter o animal contido e individualizado, porém permite a movimentação por meio de um arame fixo nas extremidades. A individualização possibilita que o consumo de leite, do concentrado e da água sejam estimados. A água é fornecida em uma extremidade do arame, o concentrado em outra e, com uma sombra no meio, possibilita a movimentação do animal.

 

O modelo apresentado pela Emater-DF no caderno tecnológico, disponibilizado digitalmente, comporta quatro bezerros, atendendo a maioria das propriedades do DF. O custo de implantação do bezerreiro apresentado é de R$ 2.282,00. Para essa estimativa, foi realizada pesquisa de preços na região do Distrito Federal. “Algumas variações de preços dos insumos e materiais podem ocorrer em diferentes regiões. Alguns equipamentos como cochos e bebedouros podem ser feitos a partir do aproveitamento de tambores e outros materiais de reúso, sem risco a saúde e integridade dos animais, baixando assim o custo do projeto”, explica Maximiliano.

 

No circuito da bovinocultura, no espaço da Emater na AgroBrasília, é possível ver um modelo para dois animais, conferir os materiais usados e sanar dúvidas com os técnicos da empresa.

 

Nutrição

Como proposta de conceito e mudança de bezerreiro e sistema de cria, há também a necessidade de alterar a estratégia de aleitamento. Sugere-se o seguinte manejo: seis litros de leite durante os 30 primeiros dias de vida da bezerra, sendo subdivididos em três litros pela manhã e três litros à tarde. Entre o 31º e 60º dia de vida receberão quatro litros de leite somente na parte da manhã, forçando assim o aumento no consumo de concentrado. A partir do 61º dia de vida passarão a receber três litros de leite pela manhã até o 90º dia, quando se inicia o processo de desmame. Seguindo esse novo sistema de aleitamento, têm-se como metas os seguintes pesos:

 

  • Aos 30 dias: 60kg
  • Aos 60 dias: 80kg
  • Aos 90 dias: 110kg

 

Segundo o Maximiliano, “esse objetivo dificilmente seria alcançado realizando o manejo tradicional somente com o leite fornecido e em pequenas quantidades. A continuidade da intensificação da nutrição e manejo realizado na fase de cria deve ter também continuidade durante o período de recria até o primeiro parto da matriz leiteira”, explica.

 

AgroBrasília

A AgroBrasília é uma das maiores feiras do agronegócio do Planalto Central. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF), ela serve como vitrine de novas tecnologias e tem um cenário de referência em debates, palestras e cursos sobre diversos temas relacionados setor produtivo.Em 2023, a feira recebeu 175 mil visitantes e movimentou R$ 4,8 bilhões em negócios fechados. A entrada é franca.

 

Serviço:

Espaço da Emater-DF na AgroBrasília 2024

Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – BR 251 km 5 – PAD-DF

Data: 21 a 25 de maio

Horário: 8h30 às 18h

Maiores informações: ascom@emater.df.gov.br

Assessoria de Comunicação/Emater-DF


DESTAQUES

Curso do IZ ensina a técnica de PCR quantitativa

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br