Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

EMPAER-PB orienta produtores de maracujá de Araruna e Cacimba de Dentro


Orientação dos extensionistas para melhorar os tratos culturais tem contribuído para se obter uma boa produtividade


21/05/2024 | Assessoria de Comunicação - Empaer/PB


Foto: Divulgação Empaer-PB

Com uma área de 140 hectares e 150 produtores, os municípios de Cacimba de Dentro e Araruna, no Curimataú, se destacam na produção de maracujá, atividade que tem grande expressividade na economia local.

 

Com assistência técnica da Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, a tendência é de aumentar a área e a produção de forma sustentável para melhor atender ao mercado consumidor. A agricultura familiar tem papel muito importante no crescimento dessa cultura, como também as práticas agrícolas bem empregadas que proporcionam condições adequadas para o melhor desenvolvimento e expansão do maracujazeiro.

 

A orientação dos extensionistas para melhorar os tratos culturais tem contribuído para se obter uma boa produtividade. No fim do ano passado os produtores constataram a presença de uma praga de flores que estava causando prejuízo em até 80 por cento da produção. Em visitas de inspeção pelo pesquisador Ivanildo Albuquerque e o extensionista Rui Cavalcante, na companhia do técnico Roberto Matias, da gerência operacional de Cacimba de Dentro, foram feitas recomendações para o controle biológico e físico da plantação.

 

Na ocasião, também estavam presentes o vice-prefeito de Araruna Availdo Azevedo, o secretário da Agricultura do Município Múcio Macêdo, além do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Cacimba de Dentro, Luís Antônio que se mostraram interessados em encontrar uma solução para evitar a propagação da praga em uma cultura que tem forte presença na economia dos dois municípios.     

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Para melhor assistir e orientar os agricultores, foi programada a instalação de duas unidades demonstrativas em ambos municípios, devendo estar em atividade até o fim deste mês.

 

O maracujá é uma planta originária da América tropical e apresenta três cultivares de grande importância econômica: O amarelo ou azedo, o roxo e o doce. Atualmente, os municípios paraibanos de Araruna, Nova Floresta, Cacimba de Dentro e Alhandra são os maiores produtores da cultura do maracujá.

 

Consta na programação da 1ª Feira Agropecuária da Serra de Araruna, que acontece entre os dias 31 de maio e 2 de junho, uma palestra sobre o cultivo de maracujá destinada aos agricultores interessados nessa atividade agrícola.

 


DESTAQUES

Curso do IZ ensina a técnica de PCR quantitativa

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br