REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
EPAMIG destaca cafés especiais em nova edição do Informe Agropecuário
O lançamento acontece, na próxima quarta-feira (20), às 15h, durante a Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada de 20 a 22 de novembro
14/11/2024 | Assessoria de Comunicação - Epamig
Foto - Reprodução Epamig
(Belo Horizonte, 13/11/2024) – A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), lançará, neste mês, a nova edição do Informe Agropecuário:Inovações na pós-colheita e qualidade do café.
O lançamento acontece, na próxima quarta-feira (20), às 15h, durante a Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada de 20 a 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.
A nova edição apresenta uma análise aprofundada sobre as inovações e seus impactos significativos na agroindústria do café, especialmente no segmento de cafés especiais
A publicação aborda os desafios e as oportunidades relacionadas ao setor, que está em crescimento constante, impulsionado pela busca dos consumidores por experiências únicas e de qualidade.
O tema será apresentado com o apoio de artigos técnicos e de entrevista com a diretora-executiva da Organização Internacional do Café, Vanusia Nogueira. O objetivo é reforçar a capacidade de produção de cafés de excelência indo além das práticas de cultivo e atendendo também as técnicas avançadas aplicadas após a colheita, etapa fundamental na definição das características sensoriais e no valor final do produto.
Como destaque para a produção de cafés especiais, são apresentadas as cultivares desenvolvidas pela EPAMIG: Catiguá MG2 e MGS Paraíso 2.
“A qualidade da bebida depende de diversos fatores, sendo um deles o uso de cultivares com maior potencial, que apresentam atributos sensoriais superiores. A cultivar Catiguá MG2 é conhecida por suas nuances cítricas e achocolatadas, caracterizada por uma acidez elevada e bem equilibrada, além de uma doçura marcante. Já a cultivar MGS Paraíso 2 se destaca por seu aroma adocicado e sabores de frutas vermelhas, proporcionando uma experiência sensorial única, com uma acidez agradável e um corpo aveludado”, explica o pesquisador da EPAMIG Marcelo Malta.
O pesquisador complementa, enfatizando que “além do genótipo da cultivar, outros fatores desempenham um papel crucial na definição da qualidade do café, como o ambiente de produção, o método de colheita e as práticas adequadas de processamento pós-colheita. Esses aspectos devem ser rigorosamente observados para garantir a produção de cafés especiais”.
EPAMIG na Semana Internacional do Café (2024)
A Semana Internacional do Café reúne profissionais da cafeicultura para uma oportunidade de conexão, difusão de conhecimento e novos negócios.
Durante o evento, a edição do Informe Agropecuário: Inovações na pós-colheita e qualidade do café será lançada.
A pesquisadora da EPAMIG Madelaine Venzon também estará presente para a assinatura de parceria e participação na apresentação do programa “Cafeicultura Regenerativa Cooxupé”, realizada no auditório FAEMG(20/11/2024 – 14h às 15h).
Além disso, Madelaine irá compor a Arena Inovação – com a palestra “Corredores ecológicos como estratégia para o manejo de pragas na cafeicultura regenerativa”.(21/11/2024 – 16h30 às 17h).
Acesse a programação completa por meio do link: https://semanainternacionaldocafe.com.br/event/sic-2024/schedule
Serviço
Data: 20 a 22 de novembro de 2024
Hora: 10h às 19h
Local: Expominas
Av. Amazonas, 6200, Gameleira, Belo Horizonte.