REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Pescadores de Taquari recebem caixas térmicas por meio do Projeto Refrigerar
A ação é importante por contribuir para a sustentabilidade de atividade e para melhorar as condições de transporte
04/02/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/RS
Foto - Reprodução Emater-RS
Possibilitar aos pescadores artesanais armazenar e transportar o pescado com maior segurança, minimizando a deterioração e garantindo a qualidade do produto até sua comercialização e consumo. Este é o objetivo do Projeto de Atenção e Prevenção à Saúde do Pescador Artesanal - Refrigerar, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida deste público, por meio do fornecimento de caixas isotérmicas de 75 litros às famílias de pescadores do Estado.
Em Taquari, em evento realizado na tarde de segunda-feira (03/02), na propriedade de Egídio Brandt, 30 pescadores artesanais do município receberam o material, em cerimônia acompanhada pelos beneficiários e suas famílias e também por representantes da SDR, da Emater/RS-Ascar e da cooperativa Sicredi. Durante a atividade, o extensionista da Emater/RS-Ascar Martin Schmachtenberg palestrou sobre Boas Práticas na Conservação do Pescado.
Schmachtenberg enfatizou a importância das práticas de higiene conduzidas pelos pescadores e manipuladores, desde a pesca até a venda para o consumidor, no sentido de evitar doenças e aumentar o tempo de conservação. E é aí que entra também o transporte adequado, com as caixas térmicas, que reduzem a ação dos micro-organismos, salientou, lembrando também o papel do gelo no processo, que deve ser colocado em duas camadas, uma abaixo do pescado e, outra, acima.
Para o anfitrião do dia, a ação é importante por contribuir para a sustentabilidade de atividade e para melhorar as condições de transporte. Muitos já possuem caixas de isopor, mas elas podem estar velhas, com rachaduras ou outros defeitos, pontuou Brandt, que preside a Colônia de Pescadores e Aquicultores Vale do Taquari Z-32. Em muitos casos, precisamos lidar com uma série de situações adversas, climáticas, de regulamentação ou outras e, nesse sentido, toda a ajuda é bem vinda, frisou.
A entrega oficial foi realizada pelo chefe da Divisão de Pesca e Aquicultura da SDR Marlon Arenhardt, que esteve acompanhado do sociólogo da Divisão Gustavo Kwiatkowski e da extensionista da Emater/RS-Ascar Ana Cláudia Desconsi. Em sua fala, Arenhardt comentou que a política pública já beneficiou mais de 600 pescadores artesanais de 20 municípios. Nesse sentido, é importante que ouçamos as demandas do público assistido, para que possamos conduzir programas e projetos como este, da melhor forma, concluiu.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br