Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Emater Goiás realiza o Dia D de atendimentos do CAF Indígena em Rubiataba


A ação faz parte da Semana do CAF Indígena, que acontece de 17 a 21 de fevereiro


20/02/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/GO


Foto - Reprodução Emater-GO

A Emater Goiás realizou nesta quarta-feira, 19, em Rubiataba, o Dia D de atendimentos a agricultores de comunidades indígenas. A ação faz parte da Semana do CAF Indígena, que acontece de 17 a 21 de fevereiro, e visa a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que possibilidade o acesso das famílias a políticas públicas direcionadas para o segmento.


Realizada em parceria com a Prefeitura Municipal Rubiataba e com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a iniciativa contou com a participação dos técnicos da Emater que estiveram na Comunidade Indígena Tapuia do Carretão, que fica no norte do estado de Goiás, entre os municípios de Rubiataba e Nova América, para atender os agricultores familiares indígenas da região.


Para o presidente da Emater, Rafael Gouveia, a ação destacou a importância de ter o documento atualizado. “O CAF é a identificação do agricultor familiar. Ele é emitido gratuitamente pela Emater em todas as unidades durante todo o ano. Nesta semana, estamos reforçando os benefícios do cadastro para a população indígena que vive em Goiás”, explica.


O cacique da Comunidade Tapuia, Dorvalino Augusto da Silva Tapuia, reiterou o quanto a ação será importante para beneficiar os agricultores indígenas. Segundo o líder, há anos os povos originários lutam para terem acesso às políticas públicas. “Hoje está acontecendo. Estou muito feliz! A Emater trouxe uma equipe para ajudar na documentação necessária, pois vivemos da agropecuária e da agricultura familiar e precisamos que nosso povo tenha o documento atualizado para ter condições de participar”, explicou.



“Ter o CAF atualizado é essencial para o povo tapuia. Por meio de programas como o PNAE e o PAA, a gente terá a oportunidade de vender nossa produção e ter renda para implementar melhorias na nossa comunidade”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal de Nova América, Cleiton Barbosa Fraga Tapuia.


“Hoje é um marco histórico para a aldeia. A Emater Goiás trouxe o CAF Indígena”, comemora o extensionista rural, José Geraldo Jacob de Paulo. De acordo com o técnico, o momento é de comemoração, pois com a documentação a Comunidade Tapuia poderá participar de programas do Governo de Goiás voltados para atender os agricultores familiares goianos.


José Geraldo explica ainda que, há muitos anos, a Emater o atendimento com os indígenas e não mede esforços para atender as demandas locais. Segundo o técnico, a expectativa é que durante toda a Semana do CAF Indígena o documento seja emitido para todos agricultores de comunidades locais que se enquadram na agricultura familiar.


O CAF Indígena dá aos agricultores acesso às políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), programas de comercialização como PNAE e PAA, Seguro da Agricultura Familiar (SEAF), Crédito Rural e outros.



Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322

www.emater.go.gov.br
@ematergoias


DESTAQUES

Risco de geadas: IDR-Paraná orienta produtores rurais

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br