
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Oficina da Emater-DF ensina sobre cultivo de plantas medicinais, condimentares e aromáticas em São Sebastião
A capacitação aconteceu na Chácara Barreiros, em São Sebastião, propriedade dos produtores Washington e Ana Melo
03/04/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/DF
Foto - Reprodução Emater-DF
A Emater-DF promoveu, nesta segunda-feira (1º/04), uma oficina sobre Plantio de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares. A atividade foi organizada pelo Escritório Especializado em Agroecologia e Produção Orgânica (Esorg) da empresa e reuniu 24 produtores rurais de diversas localidades, como Paranoá, Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Jardim e PAD-DF. A capacitação aconteceu na Chácara Barreiros, em São Sebastião, propriedade dos produtores Washington e Ana Melo.
Para Ana Melo, o momento marca uma nova fase na produção da chácara. “Estamos recomeçando nossas atividades. Começamos com o plantio de mandioca, mas enquanto ela não começa a produzir, vou trabalhar com ervas medicinais e aromáticas para produzir banhos e escalda-pés”, contou a produtora, animada com as possibilidades.
A oficina foi conduzida pelas instrutoras Giselle Beber e Maíra Teixeira de Andrade, que abordaram técnicas de plantio, escolha das mudas, além das possibilidades de comercialização dessas plantas para a alimentação e a saúde. Os participantes aprenderam sobre a escolha das espécies na hora do plantio e os cuidados essenciais para garantir uma produção sustentável e rentável.
Aprendizado contínuo e oportunidade no mercado
Mesmo com mais de 10 anos de experiência no cultivo de plantas medicinais e aromáticas, a produtora Lázara Pereira da Rocha destacou a importância de estar sempre aprendendo. “A gente nunca sabe tudo. Hoje mesmo aprendi sobre o yoorin e já descobri onde comprar. Essas trocas são muito valiosas”, comemorou.
Roseli Oliveira orienta produtores sobre escolha das mudas e formas de plantio.
Para a agrônoma Gesinilde Radel, extensionista da Emater-DF em Planaltina, o mercado de ervas aromáticas e medicinais está em plena expansão. “Esse tema tem sido muito procurado pelos produtores rurais. Existe um grande potencial de comercialização de mudas, temperos e ervas aromáticas, principalmente com a crescente demanda por produtos naturais e orgânicos”, explicou. Além da geração de renda, Gesinilde ressaltou que o cultivo dessas plantas também contribui para a diversificação da produção e para o consumo próprio das famílias.
Horta medicial como ferramenta de transformação social
A oficina também despertou novas ideias para projetos sociais. Sandra Midori Sato, agente socioeducativa da Secretaria de Justiça, participou do evento com o objetivo de levar o conhecimento para a Unidade de Internação de Brazlândia. Atualmente, o espaço já conta com uma horta de folhosas, que proporciona atividades pedagógicas para os jovens em medida socioeducativa e fornece alimentos para suas famílias. Agora, Sandra quer implantar uma horta de plantas medicinais no local.
“Já cultivamos algumas ervas tradicionais, como capim-santo e erva-cidreira, mas essa oficina nos mostrou que podemos ir muito além”, destacou a agente. Para ela, além do aprendizado sobre o cultivo, a iniciativa pode representar um conhecimento valioso para os internos levarem para a vida. “A ideia é ensiná-los sobre os diversos usos dessas ervas, para que possam aplicar em suas casas e até gerar renda no futuro”, concluiu.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 17 mil propriedades no DF. Por ano, realiza cerca de 170 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.