
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Agraer entrega primeiras remessas de calcário pelo Proacinq
A iniciativa tem como objetivo fornecer insumos necessários para o fortalecimento do plantio em comunidades tradicionais, impulsionando a agricultura familiar e garantindo mais produtividade.
03/04/2025 | Assessoria de Comunicação - Agraer/MS
Foto - Reprodução Agraer/MS
A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) deu início às entregas de calcário dentro do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas e Quilombolas de Mato Grosso do Sul (Proacinq). A iniciativa tem como objetivo fornecer insumos necessários para o fortalecimento do plantio em comunidades tradicionais, impulsionando a agricultura familiar e garantindo mais produtividade.
Beneficiando diretamente os moradores da Comunidade Quilombola Dezidério Felipe de Oliveira/Picadinha, situada no município de Dourados, a primeira entrega contemplou 47 toneladas de calcário. O material será distribuído entre os pequenos produtores locais, proporcionando condições para a correção do solo e consequente melhora na produção agrícola.
Com entusiasmo, Weimar Oliveira de Souza, um dos beneficiados, destacou a importância do recebimento do calcário para a comunidade. “Nós aqui, especialmente eu, há mais de 20 anos não aplicamos calcário porque é muito caro. Nem mesmo o maquinário para jogá-lo no solo nós tínhamos”, afirmou. Segundo ele, esse apoio permitirá um salto significativo na produção de milho, mandioca e feijão, culturas fundamentais para a subsistência da comunidade.
Dando continuidade ao cronograma do programa, outras entregas já foram realizadas em diversas comunidades quilombolas do estado. Foram depositadas 37 toneladas de calcário em Ourolândia/Rio Negro, no Quilombo Família Tertuliano e Canuta/dos Pretos em Terenos, em Furnas dos Dionísios/Jaraguari, em São Miguel/Maracaju e em Furnas da Boa Sorte, garantindo que mais agricultores tenham acesso ao insumo.
Efetivar esse tipo de apoio fortalece a segurança alimentar e a permanência das famílias no campo. “Com a aplicação, com toda a certeza nós vamos produzir melhor ao corrigir o solo e temos mais coragem para prosseguir”, acrescentou Weimar. Para ele, a distribuição do calcário representa um passo significativo para que a comunidade conquiste mais autonomia na produção de alimentos.
Garantindo avanços significativos na inclusão produtiva, o Proacinq se configura como um marco nas políticas públicas voltadas às comunidades quilombolas e indígenas. A oferta de insumos fundamentais para o plantio proporciona não apenas melhores condições de produção, mas também fomenta o desenvolvimento econômico e social dessas regiões.
Honrando o compromisso do Governo do Estado com a agricultura familiar, a Agraer segue implementando políticas que assegurem condições dignas para os produtores rurais. “O Proacinq representa um avanço essencial para a inclusão produtiva das comunidades indígenas e quilombolas de Mato Grosso do Sul”, destacou o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman.
Integrando a oferta de apoio técnico com o fornecimento de recursos, o programa garante que as comunidades tenham oportunidades justas no campo. “Esse programa reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da agricultura familiar, garantindo apoio técnico e acesso a recursos para que essas comunidades possam produzir de forma sustentável, gerar renda e melhorar sua qualidade de vida”, acrescentou Willeman.