
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Empaer-PB incentiva política pública do PNAE em Gurinhém
Por meio desse processo, os agricultores têm a oportunidade de apresentar seus produtos e comercializá-los através do programa
09/05/2025 | Assessoria de Comunicação - Empaer/PB
Foto - Reprodução Empaer/PB
A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) concluiu mais uma ação de incentivo às políticas públicas voltadas aos agricultores da cidade de Gurinhém. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a gestão municipal e o Governo do Estado, possibilitando que as famílias produtoras tenham acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo alimentação e nutrição saudáveis para os alunos da rede pública do município.
A chamada pública para o acesso ao PNAE é organizada por uma equipe multiprofissional composta por nutricionistas, gestores da educação e técnicos da Empaer. Por meio desse processo, os agricultores têm a oportunidade de apresentar seus produtos e comercializá-los através do programa.
Um contrato foi assinado com 13 famílias de agricultores, que irão fornecer alimentos variados, como polpas de frutas, feijão, verduras, legumes e frangos, totalizando cerca de R$ 288.428,50. Esses alimentos contribuem para a promoção de uma alimentação mais saudável nas escolas do município.
A extensionista Ângela de Cássia destacou a importância do apoio técnico às famílias agricultoras para que possam acessar políticas públicas. “Esses agricultores têm a oportunidade de comercializar e melhorar a qualidade de vida de suas famílias e se consolidam como exemplos de inovação e inspiração para que mais pessoas participem do PNAE”, comentou.
Nesta nova fase do programa em Gurinhém, duas novas agricultoras passaram a integrar a iniciativa, fornecendo bolos para a alimentação escolar. São elas: Rosilene de Oliveira e Ana Cunha Marculino, que participam do PNAE pela primeira vez.
A agricultora Rosilene de Oliveira já participava do programa “Incluir Paraíba” e considera que foi o pontapé inicial para seu conhecimento sobre políticas públicas. Antes, a principal fonte de renda na agricultura era o Bolsa Família. Com a participação no “Incluir Paraíba” e, atualmente, no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ela afirma ter se tornado uma mulher empreendedora. “Está sendo um desafio, porém um desafio positivo, que exige muita responsabilidade. Estou muito satisfeita com meu trabalho, com a evolução e o progresso que tenho alcançado, graças a toda a equipe da Empaer, que luta incansavelmente pelos direitos da agricultura familiar”, comentou.
PNAE- O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma iniciativa do Governo Federal que oferece alimentação escolar aos estudantes de todos os níveis da educação básica pública, promovendo segurança alimentar e nutricional, além de fortalecer a agricultura familiar.