
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Emater-PA incentiva pecuária sustentável em Altamira
Dia de Campo reuniu produtores de leite
07/08/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/PA - Por Aline Miranda
Foto - Reprodução Emater-PA
O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Altamira, no Xingu, vem incentivando produtores de leite a adotarem modelos mais sustentáveis de produção. Na atualidade, o Órgão atende de forma direta 80 pecuaristas de foco leiteiro no município.
A média de criação é de 50 a 100 animais, em geral da raça girolando, dentro de propriedades de 30 a 100 hectares. Algumas das estratégias para minimizar o impacto ecossistêmico da atividade e também para contornar desafios ambientais já existentes, como as mudanças climáticas, são suplementação nutricional do gado, melhoramento genético e manejo do rebanho, tal quais adequação sanitária e uso de tecnologias de monitoramento.
A suplementação, no caso, de acordo com a equipe da Emater, pode advir de capim e milho plantados nas próprias propriedades. Com silagem, os recursos forrageiros são fermentados anaerobicamente e armazenados, a fim de reforço tático sobretudo nos períodos de estiagem, quando a disponibilidade de pastagem é menor.
“Indicamos, por exemplo, o BRS Capiaçu, uma cultivar do capim-elefante [Cenchrus purpureus] desenvolvida pela Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária]. Ainda, existem práticas com sal mineralizado, farelo de milho, farelo de soja. A suplementação volumosa ou de alimentos concentrados é um excelente procedimento para suporte nas épocas de seca. Pela nossa observação, nos últimos anos o período de estiagem na Amazônia tem se intensificado, o que acarreta menos disponibilidade de pastagem e até falta de água de qualidade para os animais”, explica Carlos Waldir dos Santos, veterinário do escritório local da Emater em Altamira, especialista em Produção e Reprodução de Bovinos.
Evento
No último dia 1º de agosto, vinte famílias de Altamira participaram de um Dia de Campo de Pecuária Sustentável no Sítio Boa Esperança, no Ramal do Paratizinho, no Km 9 da rodovia Transassurini.
O evento, promovido com o apoio da Emater, compõe o projeto internacional Sustenaible Agriculture for Forest Ecosystems (Safe), pela parceria entre a organização não-governamental (ong) Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, do governo alemão, e o governo federal brasileiro.
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também contribuíram com palestras e diálogos.