
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Simpósio Nacional valoriza o queijo artesanal e fortalece a cadeia produtiva no DF
O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, exaltou o momento oportuno da cadeia produtiva do queijo artesanal no DF
16/10/2025 | Assessoria de comunicação - Emater/DF
Reprodução - Emater/DF
Compartilhar experiências e conhecimentos, fortalecer a cadeia produtiva e integrar produtores, técnicos, pesquisadores e comerciantes: esses são os principais objetivos do V Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil, evento organizado pela Universidade de Brasília (UnB), com apoio da Emater-DF, dentre outras instituições. O evento, que conta com palestras, exposições e oficinas, teve início nesta terça-feira (14) e segue até sexta (17).
Durante a abertura, o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, observou que a cadeia leiteira no Distrito Federal passa por um momento estratégico de consolidação. “Temos incentivado a implantação de agroindústrias de queijo como forma de agregar valor à bovinocultura de leite. Desenvolvemos plantas destinadas a queijarias artesanais, promovemos o I Concurso Distrital de Queijos e a Rota do Queijo em parceria com a Secretaria de Turismo, a Secretaria de Agricultura publicou portaria simplificando a formalização de fábricas de laticínios, especialmente queijarias artesanais ou de pequeno porte, por meio do Registro Provisório ”, ressaltou.
De acordo com ele, o simpósio acontece em um momento oportuno. “A programação está riquíssima e estamos muito satisfeitos em contribuir nessa atividade que reúne tantos atores importantes para dar visibilidade à excelência do queijo artesanal do DF”, concluiu.
A reitora da UnB, Rozana Naves, também destacou a importância do trabalho conjunto. “É papel da universidade se aproximar dos produtores rurais e instituições parceiras, compartilhando conhecimentos rumo ao desenvolvimento social do país”, alegou.
Nesta quarta-feira (15), a médica-veterinária Camila Braz Ribeiral, da Emater-DF, ministrou uma palestra sobre o desenvolvimento da produção de queijo no Distrito Federal. “Nosso trabalho busca fortalecer a cadeia local por meio da regularização do negócio, capacitação dos produtores e incremento do turismo”, explicou a extensionista.