REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Programa Prodeter Agroecologia é lançado com foco no desenvolvimento sustentável dos territórios e fortalecimento da economia
Iniciativa integra instituições e fortalece a transição agroecológica com financiamento, capacitação e articulação territorial
05/12/2025 | Assessoria de comunicação - Emdagro
Reprodução - Emdagro
O auditório da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), em Aracaju, recebeu, nesta quinta-feira, 4, o lançamento estadual do programa Prodeter Agroecologia, iniciativa do Banco do Nordeste (BNB) construída em parceria com a Emdagro e diversas instituições que atuam no fortalecimento da agricultura familiar e de base agroecológica.
O plano marca um movimento inédito no Nordeste: pela primeira vez, um estado recebe um Prodeter de Agroecologia com abrangência total do território, permitindo que agricultores familiares de todas as regiões sergipanas tenham acesso articulado a crédito, capacitações e estratégias de comercialização.
O evento reuniu representantes institucionais, agentes financeiros, técnicos, lideranças de movimentos sociais e agricultores de diferentes territórios, como Baixo São Francisco, Alto Sertão, Sul Sergipano e Grande Aracaju. A meta é estruturar a cadeia produtiva da agroecologia, reduzir gargalos históricos e ampliar o acesso ao financiamento rural.
O lançamento ocorreu na sede da Emdagro justamente pelo papel central que a empresa pública vem assumindo na pauta da agroecologia. Com a criação da Coordenadoria de Agroecologia, a Emdagro ganhou novas condições para articular políticas públicas, qualificar produtores e ampliar a transição agroecológica no estado.
Na abertura do evento, o presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, destacou que o trabalho da empresa se soma ao Prodeter em várias frentes — da mobilização ao apoio técnico e elaboração de projetos. “O Banco do Nordeste escolheu lançar o plano aqui na Emdagro porque, agora, temos uma Coordenadoria de Agroecologia, e nada mais justo do que mobilizar os produtores para conhecerem as novas linhas de financiamento que começam a valer a partir de hoje. Para se ter uma ideia, só este ano já elaboramos mais de dez projetos na área de agroecologia — dois aprovados pelo banco e outros em análise. A ideia é pegar na mão do agricultor do início ao fim, garantindo que ele tenha acesso ao crédito e às tecnologias necessárias”, comentou.
representando o superintendente estadual do Banco do Nordeste em Sergipe, Antônio César de Santana, Erison Aurélio Viana destacou que o Prodeter é construído em conjunto, numa parceria entre Emdagro, Banco do Nordeste, Senar, Sebrae, secretarias municipais, Embrapa, UFS, IFS, cooperativas e movimentos sociais. “Todo mundo participa do comitê que constrói e executa o plano ao longo de até dois anos. De janeiro a outubro deste ano, o Banco do Nordeste financiou mais de 900 operações de crédito em sistemas orgânicos e agroecológicos em Sergipe, ultrapassando R$ 15,5 milhões investidos. A expectativa é crescer ainda mais com o fortalecimento dessas parcerias”, pontuou.
Segundo o gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Lenny Falcão, reforçou que o Prodeter está lançando três novos planos que passam a cobrir todo o estado. “Hoje, estamos lançando três novos planos de ação da agroecologia, que somam-se ao que foi lançado no ano passado. Isso nos permite chegar ao estado inteiro, com ações de capacitação, organização e estruturação da cadeia produtiva. O plano lançado no ano passado no Sertão Ocidental vem sendo executado com êxito. Ele foca especialmente na comercialização, que é hoje um dos grandes gargalos para produtos orgânicos”, ressaltou.
Sergipe como referência no Nordeste
O coordenador de Agroecologia da Emdagro, Waltenis Braga, destacou que a proposta de um Prodeter Agroecologia estadual nasceu dentro da própria Emdagro e foi apresentada ao Banco do Nordeste após diálogos em atividades técnicas realizadas no território. “Com a criação da Coordenadoria de Agroecologia, conseguimos ampliar a interlocução com diversas instituições. Em um evento em Lagarto, percebemos que Sergipe precisava de um plano estadual, já que a agroecologia está espalhada por todo o território. A proposta foi aceita, seguiu para a direção nacional e hoje somos pioneiros no Nordeste com um Prodeter Agroecologia estadual. Isso aumenta a confiança do produtor, que passa a ter mais facilidade de acessar crédito rural — fundamental para suas inversões na propriedade”, pontuou.
Waltenis também reforçou que a Emdagro atua qualificando os agricultores, elaborando o CAF, orientando sobre as linhas de crédito e ajudando na elaboração de projetos quando necessário. A adesão vem crescendo, e as equipes estão articuladas com os escritórios locais, movimentos sociais e com os agentes territoriais do Banco do Nordeste para garantir que cada produtor — seja iniciante na transição ou já certificado — encontre o caminho certo para financiar, estruturar e expandir sua produção agroecológica.
Palestras
Durante o lançamento, foram ministradas palestras que visam apresentar o cenário atual da agroecologia em Sergipe, as ações que vêm sendo desenvolvidas e o detalhamento do plano. O pesquisador da Emdagro Marcelo Mendonça apresentou os avanços da pesquisa em agroecologia. O coordenador de Agroecologia Waltenis Braga mostrou como a Emdagro vem atuando para fortalecer a produção agroecológica em todo o estado. E, por fim, o gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do BNB, Lenny Falcão, detalhou como o Prodeter vai atuar para atingir a todo o estado.
















