REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Emater/RS-Ascar capacita extensionistas para etapa de Diagnóstico do Terra Forte
O encontro teve como foco a preparação para a etapa de Diagnóstico do programa, prevista para iniciar em 6 de janeiro de 2026
17/12/2025 | Assessoria de comunicação - Emater/RS
Reprodução - Emater/RS
A Emater/RS-Ascar realizou, nesta terça-feira (16/12), no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), uma capacitação com extensionistas rurais que irão executar o Programa Terra Forte no Rio Grande do Sul. O encontro teve como foco a preparação para a etapa de Diagnóstico do programa, prevista para iniciar em 6 de janeiro de 2026.
De acordo com o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Ronaldo Carbonari, que coordena as ações da Instituição no âmbito do Programa, a atividade buscou familiarizar os profissionais com os procedimentos técnicos e operacionais dessa fase. "Reunimos os pontos focais de cada região do programa, os coordenadores das 12 regiões da Emater, os Assistentes Técnicos Regionais de Solos e colegas do setor administrativo dos escritórios municipais, que serão responsáveis por multiplicar essa capacitação", afirmou.
A capacitação incluiu a apresentação do sistema de registro do diagnóstico e atividades práticas de campo. Os participantes realizaram uma visita a uma propriedade rural para aplicar e treinar a metodologia do diagnóstico nos aspectos Social e Ambiental. Já o eixo Produtivo foi trabalhado no Departamento de Solos da UFSM, com atividades teóricas e práticas sobre os métodos de avaliação que serão utilizados no programa.
Durante o treinamento, os extensionistas praticaram a análise da densidade do solo, macro e microporosidade, uso do penetrômetro para avaliação da resistência à penetração e testes de infiltração de água no solo. A atividade contou com o apoio da UFSM, da Embrapa Trigo e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria.
Segundo Carbonari, a preparação dos pontos focais tem como objetivo garantir que as técnicas sejam replicadas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar. A partir de janeiro, esses profissionais passarão a atuar diretamente na etapa de Diagnóstico junto aos produtores selecionados pelo Programa Terra Forte.
O Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha - Operação Terra Forte - é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), executada pela Emater/RS-Ascar. Trata-se da maior ação de recuperação de solos já proposta pelo Estado, que promove práticas sustentáveis e posiciona a agricultura familiar como eixo estratégico na reconstrução do Rio Grande do Sul.
Assessoria de Comunicação da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Maria
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 99976-8547
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS




