Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Assistência técnica do Ruraltins transforma produção familiar em referência para a alimentação escolar em Pedro Afonso


Em Pedro Afonso, a história do produtor José Augusto é um exemplo direto de como a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) tem fortalecido a produção, ampliado mercados e garantido segurança alimentar no município.


05/02/2026 | Assessoria de comunicação - Ruraltins


Reprodução - Ruraltins


A atuação contínua do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) segue gerando resultados concretos no campo. Em Pedro Afonso, a história do produtor José Augusto é um exemplo direto de como a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) tem fortalecido a produção, ampliado mercados e garantido segurança alimentar no município.


Produtor de ovos caipira, José Augusto hoje atende 100% das escolas municipais de Pedro Afonso, fornecendo um alimento de qualidade, produzido localmente e com acompanhamento técnico permanente. Além disso, ele está na fase final de implantação do seu abatedouro de aves, projeto que amplia significativamente o potencial produtivo da propriedade.


Antes de se dedicar integralmente à atividade rural, José Augusto era servidor público de carreira. Ao se mudar para uma chácara própria, iniciou a criação de aves com o objetivo de garantir o sustento da família e manter os custos da propriedade. O que começou como uma produção básica ganhou escala e organização a partir do suporte técnico do Ruraltins.


Com o acompanhamento dos profissionais do Instituto, o produtor estruturou o sistema produtivo, ampliou a capacidade, regularizou processos e conquistou espaço no mercado institucional. Hoje, sua produção atende às exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e se consolida como referência no município.


A implantação do abatedouro é acompanhada de perto pela equipe do Setor de Agroindústria do Ruraltins, sob a coordenação da engenheira de alimentos Kenia Lellis, que atua na orientação técnica, adequação sanitária e organização dos processos produtivos.


“Quero agradecer ao Ruraltins, em nome da Kenia Lellis, que me ajudou desde o início aqui na minha propriedade. Hoje tudo está do jeito que está graças ao Ruraltins. Desde quando comecei, nunca estive sozinho. Sempre tive orientação e apoio para crescer do jeito certo”, destaca o produtor José Augusto.


Com a conclusão do abatedouro, o produtor passa a aproveitar integralmente o ciclo produtivo das aves, realizando o abate após o período de postura e comercializando cortes nobres como coxa e sobrecoxa, além do aproveitamento total do animal. A iniciativa agrega valor à produção, diversifica a renda e fortalece a agroindústria familiar.



O próximo passo já está definido: expansão, legalização completa e fornecimento para outros municípios e para todo o estado do Tocantins. Um projeto que nasce no campo, com base técnica sólida, e reforça o papel do Ruraltins no desenvolvimento rural, na geração de renda e na consolidação da agricultura familiar como eixo estratégico da economia tocantinense.










DESTAQUES

EPAMIG inicia a implantação de Unidades Demonstrativas de café no Vale do Jequitinhonha