Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Emater-PA mobiliza quilombolas de Monte Alegre para crédito rural


Reunião faz parte das homenagens pelo Dia da Consciência Negra, 20 de novembro


18/11/2024 | Assessoria de Comunicação - Emater/PA - Por Aline Miranda


Foto - Reprodução Emater-PA

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Monte Alegre, no Baixo Amazonas, está prospectando demandas de crédito rural para quilombolas do território Peafú, na zona periurbana do município. 


Nessa quarta-feira (13), especialistas do Órgão e do Banco do Estado do Pará (Banpará) reuniram-se com as famílias para identificar interesses de financiamento pela linha Banpará-Bio, de até R$ 30 mil, para pesca artesanal, pecuária leiteira e plantio de açaí. 


A programação consta como comemoração prévia da Emater em razão do Dia Nacional da Consciência Negra, na próxima semana (20 de novembro). 


Os projetos de crédito rural solidário e para usufruto coletivo assinados pela Emater devem começar a tramitar entre o fim deste ano e o início de 2025. Trinta e cinco cadastros nacionais da agricultura familiar (cafs) já foram elaborados, neste semestre, a fim de documentar o acesso. 


O objetivo geral de capitalização é fortalecer as cadeias produtivas, a fim de se garantir subsistência e se estruturar comercialização. Os quilombolas trabalham com captura de espécies como acari e mapará no rio Gurupatuba, extrativismo de açaí de várzea, plantio de hortaliças tais quais couve e pepino e preparo de farinha de mandioca. 


Para o chefe do escritório local da Emater em Monte Alegre, o técnico em agropecuária e gestor público Francisco Carlos Lima, levar políticas públicas para dentro da Comunidade é uma estratégia de valorização da existência e saberes dos povos tradicionais: “O resultado de uma Emater presente é acompanhar os movimentos sociais e efetivar direitos, como o crédito rural, desburocratizando caminhos e respeitando os costumes”, resume. Um dos destaques, segundo o mandatário, é a participação no Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae). 


 A equipe da Emater acompanha a Peafú desde 2007 e viveu junto com as famílias moradoras conquistas como a certificação pela Fundação Cultural Palmares (FCP), em 2006, e a titulação pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa), em 2023. 


“A Emater é uma das nossas orientadoras mais importantes, atua de modo muito significante e reconhece na prática e no presente, passado e futuro a comunidade Peafú como detentora de direitos e como comunidade referenciada. Sentimos enorme gratidão pela parceria com a Emater”, diz o presidente da Associação Remanescente de Quilombo (Arq), José Luís Oneti, de 58 anos. 



DESTAQUES

Programa de Melhoramento Genético de Caprinos realiza inseminação em Lajes

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br