
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Agraer viabiliza aposentadorias e apoio técnico a produtores de Nova Alvorada do Sul
As ações envolveram apoio técnico, social e institucional a produtores assentados e da agricultura familiar do município, viabilizando aposentadorias, auxílio-maternidade e acesso a políticas públicas estratégicas
15/05/2025 | Assessoria de Comunicação - Agraer/MS
Foto - Reprodução Agraer/MS
Com foco na inclusão produtiva, cidadania e fortalecimento da agricultura familiar, a equipe da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em Nova Alvorada do Sul realizou uma série de atendimentos significativos no primeiro trimestre de 2025. As ações envolveram apoio técnico, social e institucional a produtores assentados e da agricultura familiar do município, viabilizando aposentadorias, auxílio-maternidade e acesso a políticas públicas estratégicas.
Entre os destaques está o caso do produtor Jovais Dias de Oliveira, que atua no cultivo e processamento de mandioca em sua propriedade, transformando a produção em farinha por meio da agroindústria familiar. Atendido pelo programa da Anater com acompanhamento técnico e social da Agraer, Jovais participa dos programas de comercialização institucional como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Com o suporte da equipe, o produtor conquistou sua aposentadoria, coroando uma trajetória de trabalho com base na agroindustrialização.
“A gente trabalha com muito esforço no campo, e ver esse reconhecimento chegar com a aposentadoria é uma alegria enorme. A Agraer esteve comigo em todas as etapas, desde o plantio até a comercialização da farinha, e agora também nesse momento tão importante. Só tenho a agradecer”, destacou o produtor Jovais Oliveira.
Outro exemplo foi o atendimento à família do Sr. Maicon e da Sra. Kenny, do Assentamento Bebedouro, lote 54, onde o produtor regularizou sua parcela por meio da Sala da Cidadania, passando a ter acesso ao Pronaf A e demais políticas públicas federais. Com orientação do técnico da Agraer, Álvaro Wosniak Bispo, o agricultor iniciou a produção de silagem de milho. Paralelamente, sua esposa, grávida, foi encaminhada pela assistente social Cinthya Ferreira dos Santos Lage para acessar o benefício do salário-maternidade. O trabalho multidisciplinar garantiu não só melhorias na produção, como também na proteção social da família.
Sra. Elieseti Ricardo da Fonseca Santos
A produtora Elieseti Ricardo da Fonseca Santos, do Assentamento Sucesso, também teve sua aposentadoria viabilizada com apoio da Agraer. Atuante na produção de hortifrúti e pães artesanais, Elieseti participa de programas como PNAE, PAA e da feira do produtor local. Com histórico de participação desde a criação do assentamento e atendimento pelo programa Anater, teve apoio da assistente social Cinthya, que agilizou seu processo de aposentadoria junto ao INSS.
“Foi tudo muito rápido e com muito apoio. A Agraer sempre esteve presente na minha trajetória, ajudando na produção e agora nessa conquista da aposentadoria. É uma tranquilidade saber que a gente pode contar com essa assistência”, afirmou Elieseti.
No Assentamento PAM, lote 110, a produtora de leite Maria Aparecida Alves Souza da Silva obteve o direito à aposentadoria após orientação da equipe técnica da Agraer. Com produção média de 95 litros/dia e atuação no programa da Anater, Maria foi atendida pela assistente social Cinthya, que iniciou e conduziu o processo administrativo junto ao INSS, com sucesso.
Essas ações evidenciam a importância da presença da Agraer nos territórios da reforma agrária, promovendo o acesso a direitos, políticas públicas e autonomia produtiva, pontua o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman. “O trabalho articulado entre técnicos agrícolas e assistentes sociais reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento rural e a dignidade das famílias do campo”.