Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Agraer viabiliza aposentadorias e apoio técnico a produtores de Nova Alvorada do Sul


​As ações envolveram apoio técnico, social e institucional a produtores assentados e da agricultura familiar do município, viabilizando aposentadorias, auxílio-maternidade e acesso a políticas públicas estratégicas


15/05/2025 | Assessoria de Comunicação - Agraer/MS


Foto - Reprodução Agraer/MS


Com foco na inclusão produtiva, cidadania e fortalecimento da agricultura familiar, a equipe da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em Nova Alvorada do Sul realizou uma série de atendimentos significativos no primeiro trimestre de 2025. As ações envolveram apoio técnico, social e institucional a produtores assentados e da agricultura familiar do município, viabilizando aposentadorias, auxílio-maternidade e acesso a políticas públicas estratégicas.


Entre os destaques está o caso do produtor Jovais Dias de Oliveira, que atua no cultivo e processamento de mandioca em sua propriedade, transformando a produção em farinha por meio da agroindústria familiar. Atendido pelo programa da Anater com acompanhamento técnico e social da Agraer, Jovais participa dos programas de comercialização institucional como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Com o suporte da equipe, o produtor conquistou sua aposentadoria, coroando uma trajetória de trabalho com base na agroindustrialização.



Sra. Maria Aparecida Alves Souza da SilvaSr. Jovais Dias de Oliveira


“A gente trabalha com muito esforço no campo, e ver esse reconhecimento chegar com a aposentadoria é uma alegria enorme. A Agraer esteve comigo em todas as etapas, desde o plantio até a comercialização da farinha, e agora também nesse momento tão importante. Só tenho a agradecer”, destacou o produtor Jovais Oliveira.


Outro exemplo foi o atendimento à família do Sr. Maicon e da Sra. Kenny, do Assentamento Bebedouro, lote 54, onde o produtor regularizou sua parcela por meio da Sala da Cidadania, passando a ter acesso ao Pronaf A e demais políticas públicas federais. Com orientação do técnico da Agraer, Álvaro Wosniak Bispo, o agricultor iniciou a produção de silagem de milho. Paralelamente, sua esposa, grávida, foi encaminhada pela assistente social Cinthya Ferreira dos Santos Lage para acessar o benefício do salário-maternidade. O trabalho multidisciplinar garantiu não só melhorias na produção, como também na proteção social da família.



Sr. Maicon e Sra. Kenny


Sra. Elieseti Ricardo da Fonseca Santos


A produtora Elieseti Ricardo da Fonseca Santos, do Assentamento Sucesso, também teve sua aposentadoria viabilizada com apoio da Agraer. Atuante na produção de hortifrúti e pães artesanais, Elieseti participa de programas como PNAE, PAA e da feira do produtor local. Com histórico de participação desde a criação do assentamento e atendimento pelo programa Anater, teve apoio da assistente social Cinthya, que agilizou seu processo de aposentadoria junto ao INSS.


“Foi tudo muito rápido e com muito apoio. A Agraer sempre esteve presente na minha trajetória, ajudando na produção e agora nessa conquista da aposentadoria. É uma tranquilidade saber que a gente pode contar com essa assistência”, afirmou Elieseti.


No Assentamento PAM, lote 110, a produtora de leite Maria Aparecida Alves Souza da Silva obteve o direito à aposentadoria após orientação da equipe técnica da Agraer. Com produção média de 95 litros/dia e atuação no programa da Anater, Maria foi atendida pela assistente social Cinthya, que iniciou e conduziu o processo administrativo junto ao INSS, com sucesso.


Essas ações evidenciam a importância da presença da Agraer nos territórios da reforma agrária, promovendo o acesso a direitos, políticas públicas e autonomia produtiva, pontua o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman. “O trabalho articulado entre técnicos agrícolas e assistentes sociais reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento rural e a dignidade das famílias do campo”.


DESTAQUES

Dia Nacional do Café: Rede Asbraer impulsiona produção cafeeira na agricultura familiar

SCLN, 116 - Bloco F - Sala 218 Edifício Castanheira
CEP 70773-560 - Brasília / DF

+55 (61) 3963-7873
+55 (61) 3963-7352
+55 (61) 3963-8076

asbraer@asbraer.org.br