
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Asbraer participa do 3º Encontro Nacional sobre Formação de Extensionistas e Agentes de Ater
O Encontro foi realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e conta com a participação da Asbraer desde sua primeira edição
16/05/2025 | Assessoria de Comunicação | Juliana Silva
3º Encontro Nacional de Formação de Extensionistas e Agentes de Ater
Nesta sexta-feira (16) aconteceu o encerramento do 3º Encontro Nacional sobre Formação de Extensionistas e Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural com participação da rede Asbraer. O evento, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), teve duração de três dias e teve como objetivo promover um marco referencial para a formação de extensionistas focada na agroecologia como ferramenta estratégica para a qualificação do PNATER.
Durante o Encontro, Mariana Matias, diretora executiva da Asbraer, parabenizou o MDA pala iniciativa de construir um marco de referência para a formação de extensionistas e afirmou que a Ater Estatal é a extensão rural continuada com maior capilaridade e com maior número de extensionistas e a construção dessas políticas precisam ser pensadas junto da rede Asbraer, para que haja aplicabilidade. “É a rede Asbraer que está junto do agricultor no dia a dia e precisamos ofertar uma formação de qualidade e que traga inovações para melhorar a vida do agricultor familiar aumentando sua produtividade ou mesmo tempo preserve a natureza. E para isso é fundamental construir esse marco em conjunto, porque é o extensionista que pode falar melhor qual a necessidade dele e do agricultor”, afirmou.
Na abertura do encontro, a ministra do MDA em exercício, Fernanda Machiavelli, enfatizou a importância da troca de experiências e da construção coletiva para o fortalecimento da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER). “São os extensionistas e os agentes de ATER que suplementam as políticas públicas que vão promover a transformação dos sistemas alimentares, que vão permitir que tenhamos uma agricultura mais resiliente às mudanças climáticas, para que possamos produzir alimentos em maior quantidade e diversidade para enfrentar a fome e fazer a transição agroecológica no nosso país”, ressaltou.
Para a coordenadora de Ater da Fazer (Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e da Pesquisa Agropecuária do Setor Público Agrícola do Brasil), nos últimos anos houve recomposição orçamentária para a Ater Pública, mais ainda há muito o que se fazer. O investimento precisa versar também sobre a formação, para que extensionistas mantenham a qualidade dos serviços sempre com inovações técnicas, tecnológicas e sociais. “Reconhecemos a recomposição do orçamento, muito aquém do que precisamos, mas é um passo inicial em favor da Ater Pública. Defendemos que tenha formações presenciais aos extensionista nos estados e que os recursos possam chegar mais na prática para a extensão no campo”.
A Asbraer participa dos Encontros desde sua primeira edição visando sempre aprimorar os serviços da Ater Oficial. Estamos constantemente presentes nas formulações, implementações e articulações de políticas públicas que fortaleçam a agricultura familiar e, assim, alimente o povo brasileiro e fomente o desenvolvimento econômico do País com sustentabilidade.