Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Idam atua na emissão de 30 registros no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar CAF’s para extrativistas de Lábrea


Campanha de regularização encerra nesta segunda-feira (30/06) na Reserva Extrativista (Resex) Ituxi


01/07/2025 | Assessoria de Comunicação - Idam


Foto - Reprodução Idam


​O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) encerrou, nesta segunda-feira (30/06), uma ação de emissão de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) em Lábrea (a 702 quilômetros da capital). A atividade beneficiou 30 agricultores familiares, extrativistas e pescadores artesanais da Reserva Extrativista (Resex) Ituxi, situada no município.


A atividade, realizada em parceria com a Comissão Pastoral da Terra, teve início na quarta-feira (25/06) e, neste último dia, foi realizada uma reunião com o gerente da Unidade Local (Unloc) Idam/Lábrea, Jefferson Pires Araújo Filho, sobre o desenvolvimento da produção agropecuária nas comunidades rurais do município.


A atividade beneficiou 30 agricultores familiares, extrativistas e pescadores artesanais da Resex Ituxi, situada no município.


“A comunidade é distante e de difícil acesso, são cerca de três dias de barco, e, por conta disso, fazia muito tempo que os produtores não recebiam ações de regularização. Emitimos os documentos e, ainda, realizamos uma reunião para orientá-los sobre a importância de ter os documentos em dia”, explicou.


Além do CAF, os trabalhadores receberam informações sobre o Cartão do Produtor Primário (CPP), documento essencial para acessar políticas públicas, como crédito rural e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).


O gerente anunciou que a comunidade será beneficiada com a implementação de um engenho de cana-de-açúcar.


Ainda no encontro, o gerente anunciou que a comunidade será beneficiada com a implementação de um engenho de cana-de-açúcar que foi disponibilizado por outra comunidade do município que não precisa do equipamento.


“O retorno do funcionamento do engenho, desta vez na Resex Ituxi, onde há produção de cana-de-açúcar, vai beneficiar agricultores familiares da reserva e das comunidades adjacentes”, frisou Jeferson Filho.


FOTOS: Divulgação / Idam


DESTAQUES

Epagri e UFSC usam alta tecnologia para estudar resíduos da criação de ostras e mexilhões em SC