Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Emater-DF promove oficina preparatória para o IX Encontro Distrital de Mulheres Rurais


Atividade com lideranças femininas visou planejar ações, trocar vivências e construir a programação do próximo Encontro Distrital


01/07/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/DF


Foto - Reprodução Emater-DF


Cerca de 60 mulheres rurais de diversas regiões do Distrito Federal se reuniram para a oficina preparatória do IX Encontro Distrital de Mulheres Rurais, previsto para acontecer no final do ano. O Encontro Distrital, promovido a cada dois anos pela Emater-DF, tem como objetivo fortalecer o protagonismo feminino no campo, promovendo espaços de escuta, aprendizado e construção coletiva.


Na última quinta-feira (26), mais do que um pré-encontro, a oficina representou um espaço de escuta ativa e protagonismo. Durante o evento, as participantes dialogaram sobre os desafios de suas comunidades, apresentaram demandas e ajudaram a desenhar a programação do próximo encontro. É também por meio dos encontros que muitas políticas públicas voltadas para o campo são criadas. Um resultado prático desse processo de escuta é a criação das primeiras creches rurais do DF, instaladas no Núcleo Rural Jardim e no Pipiripau.



“Essa oficina é o primeiro passo para a construção coletiva do grande encontro. Aqui levantamos ideias, debatemos propostas e construímos juntas. O tema deste ano será ‘Mulheres em TransformAção’, com foco em colaboração e cooperação. O objetivo é que o evento represente verdadeiramente o que essas mulheres vivem e almejam”, explicou Selma Tavares, extensionista rural da Emater-DF e uma das responsáveis pela organização do encontro.


O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, destacou a força transformadora desses encontros ao longo dos anos. “É um dos eventos mais bonitos da nossa empresa. Além de inspirador, ele serve como espaço para escutar, propor e transformar. Já vimos histórias emocionantes nascerem desses encontros. Quando uma mulher encontra apoio, ela empreende, inova e muda a realidade da sua família e da sua comunidade. É nossa missão apoiar e ouvir”, afirmou.



Durante a programação, as mulheres participaram de palestras, rodas de conversa e compartilharam experiências pessoais. A agricultora Viviane Moreira, do Assentamento Gabriela Monteiro, em Brazlândia, participou pela primeira vez e destacou a potência do encontro: “Esse não é apenas um espaço de fala. É um espaço de construção de políticas públicas que vão nos alcançar na ponta. Saio daqui renovada e surpresa com a qualidade do conteúdo. Superou todas as minhas expectativas”, relatou.


Já a produtora rural Michele Conceição, do Assentamento Márcia Cordeiro Leite, em Planaltina, falou sobre o impacto das oficinas na vida das mulheres do campo. “A gente entra com uma visão e sai transformada. Aprendemos, ganhamos força e voltamos para a comunidade com vontade de fazer mais. A Emater é família para a gente”, afirmou.



A diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, reforçou a importância de espaços de escuta ativa e protagonismo feminino. “As mulheres rurais são múltiplas: mães, gestoras, produtoras, líderes. O papel da Emater é abrir espaço para essas vozes. E estamos cada vez mais trabalhando para construir uma empresa mais sensível, inclusiva e que valorize a força da mulher no campo. Não se encolham. Vocês merecem estar aqui e merecem ser ouvidas”, destacou.


A cada encontro, as mulheres compilam as principais demandas de suas comunidades, que resultam na elaboração de uma carta encaminhada a gestores públicos com o objetivo de fomentar políticas públicas que contemplem as realidades das mulheres rurais do Distrito Federal.


O IX Encontro Distrital de Mulheres Rurais da Emater-DF acontece no fim do ano, entre novembro e dezembro, e deve reunir cerca de 400 participantes. Até lá, outros dois encontros preparatórios serão realizados, consolidando a construção coletiva de um evento cada vez mais transformador.



DESTAQUES

Epagri e UFSC usam alta tecnologia para estudar resíduos da criação de ostras e mexilhões em SC