
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Agerp: A criação de aves e a força da agricultura familiar
Os criadores de aves atendidos pela AGERP recebem capacitações quanto à criação e manejo
15/07/2025 | Assessoria de Comunicação - Agerp
Foto - Reprodução Agerp
Na comunidade Arraial, localizada na área do Quebra-Pote, em São Luís, a agricultora familiar Sebastiana Costa é exemplo de dedicação à criação de aves, uma atividade que combina tradição e sustentabilidade. Atendida pelos profissionais da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), Sebastiana conta com a orientação do veterinário Anderson Mateus, que tem sido um pilar fundamental para o sucesso de sua produção.
A atuação da AGERP na criação de aves da Sebastiana vai além da simples orientação técnica: é um trabalho de fortalecimento da cadeia produtiva sustentável e da autonomia produtiva. Sebastiana, que criava aves de forma tradicional, passou a aplicar técnicas mais modernas e sustentáveis, como a utilização de ração orgânica e manejo adequado dos galpões, sempre com foco na saúde das aves e na preservação do meio ambiente.
“A assistência da AGERP foi crucial para que eu melhorasse a criação de aves e aprendesse a vender mais, a diversificar o meu trabalho. Agora, consigo produzir com mais qualidade e garantir um sustento melhor para minha família”, diz Sebastiana.
A presença de Anderson Mateus tem sido um diferencial no aprimoramento das técnicas de manejo animal e gestão de pequenas propriedades, ajudando Sebastiana a se conectar com mercados justos e mais amplos. Além disso, a AGERP contribui com o acesso a políticas públicas que visam a inclusão produtiva de pequenos criadores no cenário estadual.
Os criadores de aves atendidos pela AGERP recebem capacitações quanto à criação e manejo.