Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Educação Ambiental: projeto da Emater-PA leva temas da COP-30 para salas de aula da rede pública


Palestras e rodas-de-conversa engajam alunos de Icoaraci


04/08/2025 | Assessoria de comunicação - Emater/PA


Reprodução - Emater/PA


O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Belém está mobilizando adolescentes da periferia, estudantes da rede pública estadual, para debaterem dentro das salas de aula, em uma proposta multidisciplinar, os temas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), a qual ocorrerá na capital paraense, em novembro.


Com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o cronograma dos meses de agosto e setembro direciona-se às unidades de ensino da vizinhança da sede municipal da Emater, no Distrito de Icoaraci.


 O projeto “Rumo à Cop-30 - Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável e a Preservação Ambiental na Região Amazônica” estreou na última sexta-feira (1º), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Feliz Luzitânia, no bairro da Agulha.


Cinquenta alunos do nono ano do ensino fundamental participaram de explicações científicas das áreas de Biologia, Geografia, História e Sociologia e emitiram suas opiniões acerca de justiça ambiental, racismo ambiental, tratamento de lixo urbano, produção de alimentos e emergências meteorológicas, entre outros assuntos.


“Eu, por exemplo, aposto na tecnologia, principalmente na Inteligência Artificial [IA], como ferramenta para recuperação e preservação do meio ambiente, porque a industrialização, a robotização e a sistematização de dados tendem a melhorar os processos e a acelerar as pesquisas”, resume Carlos Andrey de Moraes, de 15 anos, morador do bairro do Cruzeiro. 


Ele, que planeja cursar Ciência da Computação na faculdade, conta que a COP-30 materializa realidades já evidentes em quem vive o dia a dia da Amazônia: “Nós daqui já observamos chuvas mais intensas ou seca em períodos que antes eram diferentes. É bom estudarmos para entendermos que tudo isto tem relação com a sociedade de consumo, o agronegócio, a camada de ozônio”, elenca. 


Para a palestrante Katharine Tavares, engenheira agrônoma, especialista em Biodiesel e em Floricultura como Empreendimento e mestra em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, a interlocução com a juventude é um dos compromissos mais importantes das políticas públicas da Agenda Ambiental, haja vista o público ser estratégico: “É a oportunidade de o Futuro cada vez mais se integrar ao Presente, com compreensão sobre os desafios do Passado. Quando a Emater entra nas salas de ensino, o Governo do Pará aproxima o conceito das políticas públicas e fortalece o protagonismo dos povos e populações. Os jovens se sentem honrados em ser ouvidos sobre temas quanto a que, em novembro, os líderes de estado tomarão decisões mundiais”, comenta. 


Rumo à COP-30

O próximo evento de imersão da Emater está pré-agendado para a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Avertano Rocha, no bairro do Cruzeiro, em Icoaraci, com data exata ainda a ser definida.


De acordo com o autor do projeto “Rumo à COP-30”, o engenheiro agrônomo Jader Moura, especialista em Gestão Pública e Agronegócio e mestre em Ciências Agrárias, o método é de Educação Ambiental e as ações contribuem para a formação cidadã, em nível de conhecimento e conscientização: “Queremos engajar os estudantes para a Sustentabilidade, conectando-os a questões locais e globais e os incluindo no cerne da COP-30, porque eles também fazem parte do apontamento de problemas e da busca de soluções no enfrentamento dos desafios climáticos”, explica. 


DESTAQUES

Produção cresce e família evolui com o apoio da Epagri na Serra de SC