
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Agricultora de Araranguá amplia mercado de farinha de mandioca após Rodada de Negócios da Epagri, na AgroPonte
Ao participar da Rodada de Negócios, a agricultura Ana Cláudia fechou negócio com uma rede de mercados do Sul de SC
05/08/2025 | Assessoria de Comunicação - Epagri
Foto - Reprodução Epagri
Com ajuda da Epagri, em 2019 a agricultora Ana Cláudia Silveira criou a marca Pais e Filhas para valorizar a farinha de mandioca que produz com seu marido Orivânio Emerim, em Araranguá, no Sul de Santa Catarina. Em 2024, com a participação da Rodada de Negócios promovida pela Empresa durante a AgrogoPonte, em Criciúma, ela deu um passo decisivo para ampliar a presença do seu produto no mercado regional. Este ano o evento será dia 14 de agosto e a produtora estará lá novamente.
A Rodada de Negócios tem se mostrado uma ação eficaz para aproximar produtores rurais a compradores de supermercados, atacadistas e boxistas da Ceasa. No caso de Ana Cláudia, o resultado foi imediato: ano passado ela participou pela primeira vez e fechou negócio com uma rede de mercados da região. Este ano ela vai retornar ao evento com a expectativa de firmar novos acordos com outras redes varejistas.
“A rodada gera negócios de verdade. E agora, vendendo com a nossa marca própria, agregamos muito mais valor ao nosso produto, que por muito tempo foi vendido a outras empresas de farinha. No evento a gente conseguiu dar esse passo que há muito tempo sonhava em dar”,destaca Ana Cláudia. Em 2025, a Rodada de Negócios da Epagri está em sua quarta edição na AgroPonte.
De acordo com Marcelo Pedroso, coordenador do programa Gestão de Negócios e Mercados da Epagri do Sul Catarinense, a cada edição a Rodada de Negócios da Epagri reforça seu papel estratégico dentro da AgroPonte: “mais que encontros, gera oportunidades concretas e fortalece o desenvolvimento da agricultura familiar catarinense”. Marcelo é o organizador da Rodada de Negócios e da Feira da Agricultura Familiar, que acontecem durante a AgroPonte.
Cultivar de mandioca da Epagri dá sabor diferenciado ao produto
A família de Ana Cláudia tem mais de 70 anos de tradição no cultivo de mandioca em Araranguá. Hoje a agricultora produz a hortaliça com seu marido em 30 hectares na propriedade do casal. Segundo ela, um fator que diferencia a sua farinha das demais disponíveis no mercado é o uso do cultivar de mandioca SCS254 Sambaqui, lançado em 2014 pela Estação Experimental da Epagri de Urussanga como resultado de um trabalho de pesquisa voltado para as necessidades da cadeia produtiva de farinha. “Ele deixa a farinha mais doce, amarelinha, muito saborosa”, conta a agricultora.

Hoje aPais e Filhosproduz cerca de 450 toneladas de mandioca por ano e transforma essa matéria-prima em145 mil quilos de farinha, agora com a identidade e a história da família estampadas na embalagem, com distribuição ampliada graças à articulação promovida pela Epagri.
Rodada de Negócios 2025
Marcelo Pedroso relata que neste ano a Rodada de Negócios terá compradores distribuídos em 15 mesas de negociação, explanando sobre seus interesses de compra de produtos da agricultura familiar. Todos os agricultores interessados visitarão os compradores para oferecerem seus portfólios de produtos e estabelecerem as possíveis negociações. Os produtores rurais que desejam participar podem se inscrever pelo pelos seguintes telefones ou e-mails: (48) 34031083 / longhi@epagri.sc.gov.br / (48) 3529 0304 mpedroso@epagri.sc.gov.br.

Além da rodada de negócios, durante a AgroPonte a Epagri organiza a Feira da Agricultura Familiar. Este ano são 45 organizações participantes, entre cooperativas, associações e grupos de produtores. Dentre os produtos comercializados estão queijos, embutidos, panificados, bebidas, doces e geleias, mel, produtos à base de aipim e de banana, artesanato, entre outros
A AgroPonte
A AgroPonte é a maior feira de Santa Catarina nos setores de agronegócio, agricultura familiar, indústrias e tecnologia. O evento abre espaço para expositores apresentarem e comercializarem produtos e serviços, desde maquinários e equipamentos agrícolas a produtos da agricultura familiar. Conta ainda com palestras, workshops, painéis de discussão e julgamento de animais. Outro destaque é para empresas inovadoras que trazem soluções tecnológicas para o campo.
Serviço:
Rodada de Negócios da Agricultura Familiar
Quando: 14 de agosto (quinta-feira), às 14h
Onde: Sala de Reuniões – Pavilhão José Ijair Conti
Feira da Agricultura Familiar
Quando: de 13 a 17 de agosto
Onde: Pavilhão de Exposições José Ijair Conti – Rua Giácomo Sônego Neto, nº 35, Bairro Santa Bárbara, Criciúma, SC
Mais informações e entrevistas:
– Marcelo Pedroso, coordenador do programa Gestão de Negócios e Mercados da Epagri do Sul Catarinense, pelo fone: (48) 99668-3768
– Edson Borba Teixeira, gerente regional da Epagri em Criciúma, pelo fone: (48) 99622-1605
Informações para a imprensa:
Isabela Schwengber, Assessora de comunicação da Epagri (48) 3665-5407/99161-9596