REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Emater-DF inicia atendimento individualizado a famílias rurais da Ecoagrovila Renascer, em Sobradinho
Autorização do Ibram permite que cerca de 80 famílias recebam assistência técnica diretamente nas propriedades
28/10/2025 | Assessoria de comunicação - Emater/DF
Reprodução - Emater/DF
A partir desta sexta-feira (24), a Emater-DF passa a realizar o atendimento técnico individualizado às famílias da Ecoagrovila Renascer, em Sobradinho. A autorização foi concedida pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), após análise técnica que confirmou a possibilidade de atuação da empresa fora dos limites do futuro Parque Distrital do Colégio Agrícola. Com isso, cerca de 80 famílias passam a receber, de forma contínua, os serviços de assistência técnica e extensão rural da Emater-DF.
O parecer técnico do Ibram reconhece que as atividades agrícolas podem ser desenvolvidas na área desde que respeitem o zoneamento da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São Bartolomeu (APABRSB), assegurando a compatibilidade entre produção e preservação ambiental.
Durante a solenidade de formalização da autorização, produtores e autoridades celebraram o novo momento da comunidade, que também recebeu um trator, do Governo Federal, para auxiliar nas atividades agrícolas e acesso a crédito rural.
O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, destacou o significado da conquista para as famílias e para a instituição.
“Para alcançarmos nossos objetivos e otimizar nosso trabalho, a cada dia buscamos cumprir a missão da Emater: atender os produtores rurais da melhor forma possível, respondendo às suas necessidades diárias. Hoje, celebramos o resultado de um diálogo construtivo com o Ibram, que possibilita à Emater realizar atendimentos individualizados fora dos limites do parque, garantindo mais eficiência e proximidade, produtividade e geração de renda às famílias rurais.”
A produtora Rita de Cássia, líder comunitária, ressaltou a importância da conquista para o grupo que há mais de uma década luta pelo reconhecimento do território e pela assistência técnica personalizada.
“É uma vitória que representa respeito, reconhecimento e novas oportunidades. A assistência técnica individualizada e o acesso ao crédito são fundamentais para fortalecer o trabalho das famílias e garantir uma produção sustentável. Agradecemos a todos os parceiros e à Emater por acreditarem nessa causa.”
Representando o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Gustavo Alves ressaltou a importância das parcerias institucionais.
“Com o trator, com o crédito e com a assistência técnica, essa comunidade dá mais um passo em direção ao desenvolvimento e à dignidade.”
A gerente do escritório da Emater-DF em Sobradinho, Clarissa Campos, lembrou que a empresa acompanha a Ecoagrovila Renascer há mais de 15 anos.
“Sempre estivemos com eles, oferecendo orientação técnica de forma coletiva. Agora, com o atendimento individual, poderemos atuar diretamente em cada lote, avançando em ações como a certificação orgânica e o fortalecimento da produção.”




