REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Asbraer e MAPA estudam parceria para capacitação de extensionistas no Plano ABC+
A proposta é realizar cursos a distância (EaD) que ampliem a capacidade técnica dos extensionistas em todo o Brasil, fortalecendo a distribuição de alimentos com respeito ao meio ambiente
31/10/2025 | Juliana Pereira - Ascom Asbraer
Reunião sobreo Plano ABC+
Na manhã desta sexta-feira (31), o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), Otávio Maia, reuniu-se com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para tratar do Plano ABC+, em sua ação estratégica voltada à capacitação EaD.
Segundo Paulo Alexandre Meneses, do MAPA, “o Brasil vem desenvolvendo um modelo de produção que nos trouxe até aqui. O crescimento de nossa produção foi exponencial graças ao desenvolvimento da pesquisa e à aplicação de tecnologias no campo”. Essas tecnologias voltadas à sustentabilidade, desenvolvidas ao longo de décadas, são as mesmas preconizadas no Plano ABC+.
Durante certo período, acreditava-se que o Plano tinha foco apenas no sequestro de carbono. No entanto, seu escopo é mais amplo, envolvendo o uso de tecnologias sustentáveis que permitem alta produtividade. A pesquisa Agropecuária mostrou que as práticas tecnológicas utilizadas pela agricultura familiar atendida pela Ater Pública são práticas mitigadoras que está dentro do Plano ABC.
Reconhecendo que a Ater Pública é a principal implementadora das políticas do Governo Federal, o MAPA busca, em parceria com a Asbraer, realizar um curso EaD dentro do conceito do Plano ABC+, com o objetivo de difundir o programa e incentivar práticas sustentáveis e produtivas. “Temos recursos e queremos atuar junto à Asbraer, que possui o maior contingente de extensionistas do país e trabalha, de forma continuada, com a agricultura familiar”, destacou Kleber Vilella, representante do MAPA.
Para o presidente da Asbraer, Otávio Maia, “é muito importante ver que estamos alinhados com a atuação do Ministério e com o entendimento de que é preciso promover a sustentabilidade com viabilidade orçamentária”. Maia ressaltou que a Asbraer tem, sim, a demanda de capacitar extensionistas, mas também a necessidade de garantir a aplicação prática dessa capacitação. “Com os extensionistas capacitados, como aplicaremos esse conhecimento sem recursos? Precisamos pensar também na viabilização das ações práticas como um próximo passo após a formação”, pontuou.
A Asbraer atuará nessa parceria para o curso EaD do Plano ABC+, por meio de uma comissão responsável pela elaboração da proposta de conteúdo da capacitação, considerando que cada região do país tem suas realidades e peculiaridades.
A Asbraer segue comprometida em ampliar e aprimorar as ações de Ater, sempre com foco na alta produtividade sustentável, contribuindo para o desenvolvimento do país, o aumento da renda e a distribuição de alimentos com respeito ao meio ambiente.
A Rede Asbraer é o povo que alimenta o povo.




