Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Em Manaquiri, Idam realiza a implantação de uma Unidade de Observação para a pesquisa de boas práticas na cultura da mandioca


Instalada na comunidade Barro Alta, a unidade visa estudar a influência de enraizadores biológicos e químicos na produtividade


31/10/2025 | Assessoria de comunicação - Idam


Reprodução - Idam


O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) concluiu na quarta-feira (29/10) a implantação de uma Unidade de Observação (UO) de mandioca e macaxeira no município de Manaquiri (distante 60 quilômetros de Manaus). Situada na comunidade Barro Alto, a unidade tem como proposta avaliar a influência de enraizadores biológicos e químicos na produtividade.


Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador do Projeto Prioritário (PP) de Mandioca do Idam, Selmo Andrade, as as UOs foram instaladas na comunidade Barro Alto, com o objetivo de avaliar o uso de insumos alternativos, biológicos e químicos, na produtividade da mandioca e da macaxeira. As unidades possuem caráter experimental e de pesquisa, permitindo observar como os insumos alternativos influenciam o desenvolvimento e a produtividade da cultura (mandioca “brava” e “mansa”).


As três Unidades de Observação implantadas são destinadas ao: uso de insumos alternativos no sistema de cultivo convencional da mandioca; uso de insumos alternativos na cultura da mandioca em solo calcariado; uso de insumos alternativos no sistema de cultivo convencional da macaxeira.


“Com os resultados dos trabalhos realizados nessas unidades, poderemos levar os conhecimentos adquiridos aos agricultores familiares do estado, contribuindo para o aumento da produtividade e da sustentabilidade da cultura”, destacou Andrade.


A implantação das UOs contou com a participação da engenheira agrônoma Anecilene Buzaglo, de alunos do curso de agropecuária do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) e de dez agricultores familiares da comunidade Barro Alto.


O Idam reforça que ações como essa são fundamentais para estimular o uso de tecnologias sustentáveis e o fortalecimento da agricultura familiar, pilares essenciais para o desenvolvimento agropecuário do Amazonas.



DESTAQUES

EPAMIG lança nova cultivar de café arábica apelidada de “Amarelão”