REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Curso da Emater-DF capacita produtores rurais na produção de queijos básicos e derivados do leite
Ao final do curso, foram distribuidos os certificados
23/01/2026 | Assessoria de comunicação - Emater/DF
Reprodução - Emater/DF
Vinte produtores rurais participaram do primeiro curso de queijos básicos de 2026 promovido pela Emater-DF. A capacitação foi realizada no Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor), na Asa Norte, e reuniu nesta terça-feira (20) produtores dos núcleos rurais de Brazlândia, Tabatinga e Alexandre de Gusmão.
Durante o curso, os participantes aprenderam a produzir queijos como minas frescal, meia-cura e ricota, além de derivados do leite, como requeijão cremoso e iogurte. A proposta da capacitação é aprimorar técnicas, incentivar a diversificação da produção, garantir segurança alimentar e ampliar as possibilidades de geração de renda no meio rural.
A produtora rural Ozemaria Cardoso, de Brazlândia, já produz queijo para consumo da família e buscou o curso para melhorar a técnica. “Eu vim conhecer novas formas de fazer queijo e, quem sabe, no futuro, começar a vender”, afirmou. Ela conta que já participou de outras capacitações da empresa. “O primeiro queijo que aprendi a fazer com a Emater foi o queijo Candango, e o pessoal lá de casa gosta bastante”, completou.
Já a produtora rural Edinete Paulino, do Núcleo Rural Alexandre de Gusmão, participou pela primeira vez de um curso de queijos da Emater-DF. Ela pretende utilizar o conhecimento na produção de salgados, atividade que complementa o cultivo de hortaliças na propriedade. “Sou salgadeira e uso muito do que produzo. O maracujá vira bolo, a cana vira caldo para acompanhar pastel e salgados”, explicou. “Agora vou fazer o meu próprio queijo para usar nas massas e no pão de queijo.”
Segundo Edinete, as orientações técnicas fazem diferença no resultado final. “Já percebi que há um tipo de queijo mais cremoso e outro que agrega melhor ao pão de queijo. Anotei essa dica do professor”, disse. “Ser produtora rural exige muito conhecimento, por isso estou sempre em busca de aprender.”
O instrutor do curso, o extensionista rural da Emater-DF Flávio Bonesso, destaca que a produção de queijos e derivados é uma alternativa importante para agregar valor ao leite. “O Distrito Federal absorve bem produtos de qualidade e com maior valor agregado”, ressaltou. “Nosso objetivo é ampliar as oportunidades para que produtores e suas famílias aumentem a renda a partir do que já produzem em suas propriedades.”
Produtores rurais interessados em participar dos cursos promovidos pela Emater-DF devem procurar o escritório local mais próximo de sua propriedade para obter informações e realizar a inscrição.




