Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Emater-DF e Unicafes assinam protocolo para desenvolver ações integradas em prol da agricultura familiar


Trabalho conjunto prevê ações de assistência técnica, capacitação e apoio à comercialização para cooperativas e agricultores familiares do DF e entorno


28/07/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/DF


Foto - Reprodução Emater-DF


Em um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar no Distrito Federal e região, a Emater-DF e a Confederação Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) assinaram, nesta quinta-feira (24), um Protocolo de Intenções para desenvolver ações conjuntas de assistência técnica, capacitação e comercialização de produtos da agricultura familiar.


A assinatura ocorreu no Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar (CCC), na Ceasa. O objetivo da parceria é o fortalecimento da agricultura familiar por meio da articulação e execução de ações conjuntas de assistência técnica e extensão rural, formação e capacitação de técnicos e agricultores, apoio à comercialização, desenvolvimento sustentável e fortalecimento das organizações rurais do Distrito Federal e entorno.



“Este é um dia especial, marcado pela união de esforços para ampliar as oportunidades de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Buscamos criar novos canais de venda e aprimorar a capacitação dos produtores, e essa parceria será importante e estratégica”, afirmou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.


A Unicafes é formada por mais de 1.500 cooperativas em todo o Brasil e tem uma ampla atuação. A parceria com a Emater-DF abre portas para a troca de experiências e o aproveitamento de cases de sucesso de outros estados.


“Formalizamos um protocolo de intenções com a Emater-DF visando o desenvolvimento de ações conjuntas para a capacitação de agricultores e agroindústrias, aprimorando a gestão de cooperativas e promovendo a colaboração entre elas”, destacou Fátima Torres, presidente da Unicafes Brasil.


Cleison Duval, reforçou que, além da assistência técnica, a empresa tem dado atenção especial à agroindustrialização, com investimentos em unidades didáticas de processamento de alimentos na sede da empresa. “Nossa missão é preparar os produtores para agregar valor à produção, garantir renda e qualidade de vida”, completou.


O protocolo prevê vigência de 12 meses, com possibilidade de prorrogação, e não envolve transferência de recursos financeiros diretos. As ações poderão ser formalizadas posteriormente por meio de acordos específicos.


Além dos ganhos diretos para a produção e comercialização, a parceria também visa estimular a permanência dos jovens no campo, oferecendo alternativas sustentáveis de geração de renda.


“Acreditamos que, por meio da comercialização e do acesso facilitado aos mercados, os jovens terão mais oportunidades de empreender e, ao mesmo tempo, aprimorar seus conhecimentos sobre produção e processamento dos produtos. Isso impulsiona a sucessão familiar e valoriza o campo como espaço de futuro”, reforçou o conselheiro da Unicafes, Luciano Monteiro.


DESTAQUES

Incaper promove curso on-line e gratuito sobre cultura do cacaueiro