
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
EMATER-RIO dá início ao Projeto Barraginhas no estado do Rio de Janeiro
O projeto chega com a proposta de promover maior resiliência hídrica no campo e ampliar a produtividade de forma sustentável.
28/07/2025 | Assessoria de Comunicação - Emater/RJ
Foto - Reprodução Emater-RIO
No último dia 25 de julho, o Centro de Treinamentos da EMATER-RIO, em Italva, foi palco do lançamento oficial do Programa Estadual para Mitigação dos Efeitos da Estiagem, marcando o início das ações do Projeto Barraginhas no estado do Rio de Janeiro.
A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento do Interior, Pesca e Agricultura Familiar (SEDIPAF) e executada pelas equipes da EMATER-RIO, com apoio técnico do especialista Márcio Menon, do Espírito Santo. O objetivo é oferecer soluções simples e eficazes para enfrentar os impactos da seca sobre a agricultura, que é uma das mais afetadas pelas mudanças no regime de chuvas.
As barraginhas são pequenas bacias escavadas estrategicamente para reter a água das chuvas, favorecer sua infiltração no solo e recarregar os lençóis freáticos. Com apenas duas a três horas de trabalho com máquina, é possível construir estruturas que ajudam a evitar erosões, reduzir enxurradas, preservar o solo e garantir mais disponibilidade de água.
A tecnologia é de origem da EMBRAPA e já apresenta resultados positivos em outros estados. No Rio de Janeiro, o projeto chega com a proposta de promover maior resiliência hídrica no campo e ampliar a produtividade de forma sustentável.
O evento de lançamento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento do Interior, Jair Bittencourt; do presidente da EMATER-RIO, Marcelo Costa; do Diretor Técnico, Marconi Resende; do Coordenador de Engenharia Rural, José Matias; e de lideranças municipais como o prefeito de Italva, Léo Pelanca; o vice-prefeito de Itaperuna, Jair Neto; o prefeito de São Fidélis, José Willian; e o prefeito de Itaocara, Heriberto.
Com a implantação do Projeto Barraginhas, a EMATER-RIO reafirma seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e com a construção de soluções práticas que garantem mais qualidade de vida para os produtores rurais de todo o estado.