Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Atuação da Coderse em General Maynard vai de poços à doação de alimentos


Município se tornou a capital de Sergipe por um dia durante o ‘Sergipe é aqui’


28/07/2025 | Assessoria de Comunicação - Coderse


Foto - Reprodução Coderse

Na edição 53 do “Sergipe é aqui’, nesta sexta-feira, 25, em General Maynard, leste sergipano, a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), compareceu oferecendo e mostrando seus serviços em todo estado, em demandas de infraestrutura de recursos hídricos. A irrigação da empresa pública gerou 83 toneladas de alimentos doados a 4 mil pessoas em insegurança alimentar daquele município, em 2024. Neste ano, os agricultores só aguardam liberação dos recursos federais para repetir estas entregas.


Deste modo, atuação da Coderse, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), vai além dos cinco poços de excelente vazão perfurados em General Maynard — o principal deles produz 15.840 litros de água por hora no povoado Pedro Gonçalves. A perfuração, limpeza, instalação, recuperação e manutenção de poços são serviços ofertados pela empresa durante as edições do evento itinerante, realizado pelo Governo do Estado em 53 municípios, até agora.


Em Lagarto, centro-sul sergipano, a empresa administra o Perímetro Irrigado Piauí. Neste, no último ano, 23 produtores irrigantes, juntos, receberam quase R$ 345 mil do PAA, na modalidade ‘compra com doação simultânea’, mantido pela Companhia de Nacional de Abastecimento (Conab), para a entregar abóbora, acerola, alface, batata-doce, cebolinha, coentro, couve, laranja, mamão, maracujá, milho verde, pimentão, quiabo e macaxeira às famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de General Maynard.


“A empresa atuou no fornecimento de irrigação e assistência técnica para a produção de mais de 60t de alimentos, em Lagarto; fornecidos à 4 mil pessoas em insegurança alimentar da General Maynard, através do PAA, em 2024. Em nova proposta, já aceita pela Conab, esses mesmos irrigantes vão produzir para entregar esses alimentos novamente, em 2025”, informou o diretor de Irrigação da Coderse, Júlio Leite.


Ainda segundo o diretor, desde 2008 os produtores irrigantes atendidos na irrigação pública do Governo do Estado já entregaram ao PAA mais de 4 mil toneladas de produtos. “Foram mais de 150 mil benefícios, remunerando o produtor para produzir alimentos de qualidade ou beneficiando pessoas atendidas por essas instituições socioassistenciais. Os agricultores irrigantes foram remunerados em cerca de R$ 13 milhões para cultivar esses produtos”, explicou Júlio Leite.


Coordenadora do Cras de General Maynard, Márcia Nascimento disse que as pessoas beneficiadas pelo PAA, no último ano, sempre perguntam a ela quando vai começar a próxima edição de entregas. “As famílias adoraram, realmente são produtos de qualidade, que atendem às necessidades. Programas como esse são de extrema significância e realmente ajudam na situação de insegurança alimentar. Dando alimentos de qualidade, que realmente vão direto para a mesa. Serve aos filhos e à toda a família. Produtos que a gente sabe a origem, sabe que realmente têm uma certificação porque a Coderse sempre trabalha com produtores que realmente se preocupam com a sua produção”, reforçou a coordenadora.


Água Doce


Outra ação da Coderse no ‘Sergipe é aqui’ de General Maynard, foi levar ao conhecimento da população o trabalho que o Governo do Estado realiza mantendo e ampliando o Programa Água Doce (PAD). Isso é feito com a exposição da maquete de uma unidade de produção de água dessalinizada. Sergipe tem 29 sistemas de abastecimento, como este, em operação em nove municípios. Três novos sistemas foram construídos e serão entregues à população do semiárido ainda em 2025.


DESTAQUES

Incaper promove curso on-line e gratuito sobre cultura do cacaueiro