
REDE DE NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Pesquisador da Alemanha conhece trabalho da Epagri na produção sustentável de leite
Ele está em Santa Catarina desde a semana passada em uma missão técnico-científica organizada pela Epagri, com apoio da Fapesc
14/10/2025 | Assessoria de comunicação - Epagri
Reprodução - Epagri
Os esforços da Epagri para tornar a pecuária catarinense cada vez melhor servem de exemplo para todo o mundo. Mais uma prova disso é a visita do pesquisador Ralf Loges, da Universidade de Kiel, na Alemanha, no dia 10 de outubro. Ele está em Santa Catarina desde a semana passada em uma missão técnico-científica organizada pela Epagri, com apoio da Fapesc.
A viagem de Ralf integra as ações de cooperação internacional da Epagri voltadas ao desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção de leite à base de pastagens. Desde que está no Estado, ele visitou propriedades leiteiras em Chapecó e conheceu experiências de estratégias de intensificação sustentável em pequenas e médias propriedades familiares. Já em Lages, visitou centros de referência em produção científica, como a Estação Experimental da Epagri e o Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc (CAV/Udesc).
“Foi muito interessante ver aqui toda a diversidade de projetos que vocês conduzem. Sou do Norte da Alemanha, e também buscamos maneiras de tornar a produção de leite mais sustentável. Vejo que vocês usam métodos e tecnologias em comum e obtêm os mesmos resultados. É incrível ver isso de tão longe”, disse Ralf em sua visita à Epagri de Lages.

“A presença do professor Ralf Loges reforça as parcerias internacionais da Epagri e amplia o intercâmbio científico em torno de sistemas pecuários de baixo impacto ambiental, tema estratégico para a sustentabilidade da pecuária catarinense”, conclui o engenheiro-agrônomo Tiago Celso Baldissera, pesquisador na Estação Experimental de Lages e coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Pecuária da Epagri.
Pesquisador europeu ministra palestra em Chapecó
De Lages, o pesquisador alemão voltou a Chapecó, onde participará do 2º Simpósio Catarinense de Pecuária de Leite à Base de Pasto e do 14º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite, que acontece entre 14 a 16 de outubro.
Ralf Loges apresentará a palestra “Como conciliar a produção de leite e a sustentabilidade”, na qual abordará os resultados de pesquisas desenvolvidas na Alemanha sobre eficiência produtiva, emissões de carbono e o papel das pastagens na mitigação climática.
Por: Pablo Gomes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc