Logo da ASBRAER
Logo da ASBRAER

REDE DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

Emater Goiás leva Caravana Pró-Genética à Regional Planalto e fortalece pecuária local


Programa estimula o aumento da produção de carne e leite e beneficia pequenas e médias propriedades rurais


08/12/2025 | Assessoria de comunicação - Emater/GO


Reprodução - Emater/GO


A Emater Goiás e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) promovem, nos dias 8 a 12 de dezembro, mais uma edição da Caravana Pró-Genética. As ações serão realizadas na Regional Planalto, abrangendo os municípios de Flores de Goiás, Cabeceiras, Luziânia, Cidade Ocidental e Cocalzinho de Goiás.


O programa tem como objetivo ampliar a produtividade da pecuária goiana ao facilitar o acesso de pequenos e médios produtores a touros PO com registro genealógico e exames andrológicos positivos, assegurando qualidade genética e melhoramento dos rebanhos. Além dos atendimentos para criadores de Gado Nelore, a caravana também contemplará produtores de Gir Leiteiro e Guzerá.


“O Pró-Genética traduz, na prática, o compromisso da Emater Goiás de fortalecer o pequeno e o médio agropecuarista. Ao facilitar o acesso a tecnologias e genética de qualidade, promovemos mais produtividade, competitividade e renda no campo, impulsionando o desenvolvimento da pecuária goiana”, afirma o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia.


Programação


08/12 – Flores de Goiás
14h – Fazenda Cachoeirinha

09/12 – Cabeceiras
14h – Prefeitura de Cabeceiras

10/12 – Luziânia
14h – Associação da Samambaia

11/12 – Cidade Ocidental
8h – Fazenda Asa Branca

12/12 – Cocalzinho de Goiás
8h – Assentamento PA Fazendinha


Importância do Programa


A Caravana Pró-Genética é estratégica para o fortalecimento da pecuária goiana.Os touros PO comercializados possuem registro definitivo, além de exames andrológicos e sanitários que garantem capacidade reprodutiva e a ausência de doenças como brucelose e tuberculose. Esses critérios asseguram qualidade genética, produtividade e segurança sanitária aos rebanhos do Estado.


Estudos indicam que cerca de 75% da herança genética do rebanho vem do touro, já que ele deixa um número muito maior de descendentesem comparação à fêmea. Por isso, o uso de touros geneticamente melhorados é considerado a principal ferramenta para acelerar o avanço genético e aumentar a rentabilidade da atividade pecuária.

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás


comunicacao.ematergo@gmail.com


goias.gov.br/emater


@ematergoias


DESTAQUES

Terra Forte inicia etapa de diagnóstico na região de Santa Maria